Serviço de TV por assinatura no Brasil e banda larga fixa: contexto atual e projeções

O último estudo divulgado pela Anatel aponta 19,43 milhões de acessos ao serviço de TV por assinatura no Brasil. Isso significa que cerca de 30 domicílios em cada 100 contam com TV paga. Já a base de acessos de banda larga fixa está em 23,7 milhões, ou 36,19% dos domicílios. Os dados são do fechamento do mês de setembro de 2014.

Por conta do crescimento do acesso ao serviço de TV por assinatura via fibra óptica, pela primeira vez, a Anatel inseriu a tecnologia no estudo, por meio da sigla FTTH – Fiber to the home -, uma estrutura já citada muitas vezes aqui no blog e que promete ser o futuro das telecomunicações. A agência inseriu os dados retroativos quanto ao uso desta tecnologia e reelaborou sua tabela a partir de janeiro. Apesar de as tecnologias DTH e TVC ainda serem bastante predominantes, com mais de 99% dos acessos, a FTTH vem crescendo no mercado e é a terceira tecnologia mais utilizada, com bastante espaço para crescimento.

Assim, apesar de muitos brasileiros contarem com o serviço de TV por assinatura, cerca de 70% da população ainda não possui acesso. As regiões Norte e Nordeste são as que mais necessitam de serviços, tecnologias e políticas que facilitem o acesso tanto de TV quanto de internet.

Tanto nessas regiões quanto nos outros estados, principalmente em localidades mais distantes dos centros urbanos, a adoção da tecnologia FTTH por pequenos e médios provedores é uma boa saída para abranger essa ainda grande fatia do mercado.

Pensar em uma infraestrutura de fibra óptica nesses locais, com auxílio de projetos governamentais, é importante para o acesso de serviço de TV por assinatura – via IPTV, principalmente – e internet no país. Sob a base da fibra óptica é possível entregar alta qualidade de serviços e, ainda, oferecer mais e mais serviços, de acordo com a demanda.

Quais iniciativas o seu provedor está adotando para prover esses serviços à população? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.