Gestão de pessoas: você sabe qual o perfil de colaborador ideal para o seu provedor?

Cientistas da Universidade Carlos III de Madri provaram que existem apenas quatro tipos de personalidades do mundo: otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos. Na ocasião, eles destacaram que não se trata de um ranking de características pessoais e sim uma análise do comportamento social, principalmente quando há trabalho em equipe. Isso significa que na hora de contratar um novo funcionário, é essencial ter um perfil de colaborador bem definido para a atividade que a gestão de provedores quer que ele execute. Afinal, um colaborador alocado em uma tarefa que não esteja alinhada com suas habilidades pode reduzir a capacidade produtiva da equipe e acabar aumentando os custos da contratação.

Ética, comprometimento, flexibilidade, autoconfiança, iniciativa e proatividade, são algumas das habilidades mais desejadas em um perfil de colaborador ideal. No entanto, na hora de iniciar um novo processo seletivo, seja para o corpo técnico ou para área administrativa, financeira ou atendimento ao cliente, é necessário definir alguns pontos:

  • Definir as habilidades: quais as características pessoais e sociais que não podem faltar em seu novo colaborador? Nesta etapa, é necessário analisar quais as habilidades são necessárias para que o funcionário esteja de acordo com a missão e a visão do provedor.
  • Determinar quais atividades o profissional vai desempenhar: na hora da seleção, seja transparente. Avise ao candidato o que será esperado dele e como a sua produtividade e desempenho serão medidas. Assim, o profissional pode se auto-analisar e decidir se está pronto para executar o que será exigido dele no cargo.
  • Explique o funcionamento da empresa: um colaborador engajado precisa conhecer e estar de acordo com a cultura organizacional da empresa. Durante a seleção, conte a história da empresa, fale sobre os valores, a missão. Assim, ele pode desistir se não estiver alinhado com o funcionamento da empresa ou pode já começar o trabalho conhecendo as regras do provedor.
  • Tente conhecer o candidato: é preciso ir um pouco além do currículo, fazer perguntas sobre hobbies e aspirações durante uma entrevista, pode fazer com que a gestão consiga conhecer melhor o candidato e ter uma ideia de como se comportaria diante de uma dificuldade.

Agora que você já sabe como definir o perfil de colaborador para atuar em seu provedor, conheça algumas habilidades que não podem faltar no profissional que trabalha em provedores de internet.

4 habilidade do perfil de colaborador ideal para provedores

Comunicação clara

Ter facilidade de se comunicar é imprescindível em qualquer carreira. E não seria diferente para os profissionais que trabalham nos provedores de internet, pois eles precisam falar com os clientes, seja para abrir as chamadas no suporte ou executar algum atendimento técnico em residência. Um colaborador que saiba se expressar muito bem, seja de forma verbal ou escrita, pode contribuir para a melhor experiência do usuário e prever quando um cliente quer cancelar internet.  

Ética

Não foram poucos os casos dos técnicos que pegaram o número do telefone de um cliente e entraram em contato fora de horário de trabalho para assuntos que não tinham relação com o seu trabalho na empresa. Assim, a ética é uma das principais habilidades para o perfil do colaborador ideal. Esses profissionais não apenas terão acesso aos números dos documentos do usuário, mas também farão visitas técnicas na casa do cliente.

Conhecimento técnico

Experiência técnica também é uma das habilidades básicas do perfil de colaborador ideal, afinal são profissionais que atenderão aos clientes do provedor. E não estamos falando apenas pelo responsável da instalação de internet, mas também dos colaboradores que abrirão os chamados dos usuários ou os responsáveis pela emissão de relatórios e gestão financeira da empresa. Habilidade com computadores, conhecer equipamentos para ISPs de qualidade  e ferramentas digitais para otimizar o dia a dia, são essenciais para ampliar os resultados.

Aprender de forma contínua

Investir no time para melhorar o atendimento do provedor é responsabilidade da gestão. No entanto, é preciso que a equipe tenha interesse em participar dos cursos que a empresa promove para o aprimoramento de sua formação. Ter vontade de aprender continuamente pode fazer com que o profissional cresça na empresa e esteja alinhado às estratégias para fidelizar clientes no provedor e, assim, melhorar o resultado. Amplificar os números da empresa não é bom apenas para o gestor, mas também para toda a equipe.

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