Redes PON LAN em hospitais: benefícios que podem ser obtidos com essa infraestrutura

Já abordamos aqui no blog o que são as redes PON LAN (Passive Optical Network LAN) e inclusive postamos um case de uma rede realizada com a infraestrutura da Cianet no hotel Sleep inn Galeria, em Campinas. Hoje vamos focar nas possibilidades oferecidas com a implantação de uma rede PON LAN em hospitais, que estão cada vez mais se beneficiando da integração de ferramentas baseadas na internet. Vídeos em streaming, integração de serviços de voz, videoconferências e outras atividades online são cada vez mais necessárias no ambiente hospitalar, o que faz com que cada vez mais instituições de saúde busquem pela implantação de redes de fibra óptica.

As redes

PON LAN em hospitais têm sido uma ótima solução em todo o mundo, i.e. case do Guthrie Corning NY Hospital. Essencialmente compostas por fibra óptica ponto-multiponto, conduzidas por splitters passivos, as redes PON LAN permitem que os hospitais alcancem uma convergência entre serviços múltiplos, como dados, VoIP, vídeo, vigilância eletrônica, dispositivos móveis e serviços gerenciais. Comparada às redes locais tradicionais, com cabos de cobre, as redes PON LAN são muito mais “verdes” e totalmente à prova de futuro.

Serviços disponibilizados pelas redes PON LAN em hospitais

O primeiro benefício das redes PON LAN em hospitais é a banda larga de alta velocidade. Como grande parte dos provedores possui backbones de fibra óptica, é possível que os dados viajem por longas distâncias sem perda de sinal. Assim, é possível, além dos serviços médicos, entregar conforto aos pacientes, como TV de alta definição e telefone digital. A tecnologia PON LAN é uma arquitetura que pode ser conectada a centenas ou até milhares de usuários individuais, oferecendo múltiplas aplicações de telecomunicações dentro e fora da área do hospital.

As redes PON LAN em hospitais também podem servir para a assistência de médicos em localidades remotas ou, ainda, por suportar transferência de dados em alta velocidade, realizar monitoração remota de pacientes ou equipamentos, integrar telemetria, tecnologias de IoT para aplicações inteligentes, consultar informações especializadas ou permitir a supervisão de cirurgias à distância. O uso de fibra óptica na infraestrutura da rede também evita a interferência eletromagnética em equipamentos hospitalares de alta tensão, como os de raio-X. Ainda existem os serviços de missão crítica que podem ser conectados por cabos de fibra redundantes resultando em maior confiabilidade da rede.

Vantagens econômicas e técnicas das redes PON LAN em hospitais

As redes PON LAN em hospitais têm uma performance muito maior que redes tradicionais de cabos de cobre. A infraestrutura é muito mais segura e à prova de futuro que qualquer rede convencional. Além disso, a fibra monomodo atinge uma área de 10 a 20 quilômetros, enquanto que arquiteturas baseadas em cabos de cobre alcançam, em sua grande maioria, uma área de 100 metros.

As despesas de CAPEX (capital) e OPEX (operacionais) também são vantagens significativas para a decisão de implantar soluções PON LAN em hospitais. Essas redes são menos custosas que LANs baseadas em cabos de cobre. Os investimentos em equipamentos eletrônicos são eliminados, além dos custos com climatização desses equipamentos. A fibra óptica é mais barata e mais fácil de instalar – cortando também gastos com instalação – do que cabos de cobre.

A segurança é outro ponto decisivo na hora de se optar por implantar redes PON LAN em hospitais, principalmente por serem livres de interferências eletromagnéticas e ligações cruzadas. Além disso, não são inflamáveis e possuem mecanismos de segurança como AES (advanced encryption standard) 128-bit.