TVoD como oferta complementar para operadoras de TV

Por Anton Gora, Desenvolvedor de Sistemas da Cianet

A TVoD, ou TV on Demand (Televisão sob demanda) é o presente e o futuro da televisão. Assistir aos programas ofertados pela TV por assinatura no horário que quiser, com a possibilidade de retroceder, avançar e pausar já é uma realidade. E a TVoD vai continuar a crescer no mundo todo. Por isso, é preciso ofertá-la junto aos pacotes de TV por assinatura, inclusive para enfrentar a concorrência de serviços de Web TV, como Netflix e Apple TV.

Para fidelizar clientes e conquistar novos usuários, é muito interessante que as operadoras de TV e provedores de internet ofertem esse serviço complementar. E a tecnologia IPTV é um meio de prover a TVoD sem gastos extras, utilizando a mesma infraestrutura – inclusive o set-top-box – da TV por assinatura comum e da internet do cliente.

A TVoD se diferencia da Web TV por conta do QoS, Quality of Service, que é um requisito para a qualidade dos serviços trafegados na rede, garantindo um bom desempenho de todas as aplicações. Na Web TV, a banda utilizada é a mesma da internet, o que pode comprometer a qualidade da imagem e a velocidade da internet.

Na TVoD via IPTV, por exemplo, outra banda é utilizada para trafegar os dados do serviço, o que não compromete a internet e ainda garante a qualidade da imagem da TV. A TVoD, nesse caso, funciona da seguinte forma: o gravador captura os canais de TV e armazena o conteúdo em um storage no headend, podendo ser disponibilizados para os assinantes a qualquer momento, com as funções de parar, avançar ou retroceder a reprodução.

Oferecer TVoD junto ao serviço de TV paga é ainda um diferencial para fidelizar e conquistar clientes e garantir mais faturamento para o seu provedor.