TV via IP viabiliza (e otimiza) a interatividade com o espectador

Conteúdo diversificado e personalizável, qualidade de som e imagem aliados à interatividade são argumentos suficientes no momento de oferecer serviços de TV via IP, a televisão via procolo de internet (leia mais sobre serviços de IPTV neste manual). Nesse contexto, ainda há muitas dúvidas relacionadas à interação com os espectadores. Pensando nisso, elencamos cinco exemplos neste post para esclarecer esse benefício da TV digital.

Com operações de IPTV, fica mais simples fazer interações – afinal, a conexão é via IP e consegue carregar serviços da web. Da mesma forma que usuários da internet possuem uma navegação não-linear – graças ao hiperlink, por exemplo – na TV via IP o mesmo acontece, com o acréscimo da interatividade. No entanto, é necessário escolher um bom middleware para que a interatividade do IPTV não seja comprometida – atente à possibilidade que a plataforma tem de oferecer recursos aos desenvolvedores. A qualidade dessa interação, medida por meio da possibilidade de evolução tecnológica que o software possui, é que será o diferencial entre as opções de TV digital.

Veja algumas possibilidades de interação:

Interação com mídias sociais digitais

Em uma TV via IP, é possível que os telespectadores de um programa compartilhem suas preferências de conteúdo por meio das redes sociais diretamente a partir da televisão. Com o apoio do controle remoto, um usuário pode informar a seus amigos a qual canal e programa está assistindo e divulgar determinados conteúdos no Facebook, Twitter ou Instagram, por exemplo.

Mais informações e referências

Alguns assuntos são bastante complexos para serem tratados em programas de TV – ambiente onde o ditado ‘tempo é dinheiro’ nasceu e faz sentido. Por esse motivo, determinadas temáticas acabam sendo discutidas de maneira superficial, o que acaba deixando os telespectadores frustrados e insatisfeitos. No ambiente de TV via IP, esse problema pode ser resolvido. Explicamos: na parte de baixo do vídeo, é possível deixar um espaço para que sejam incluídas mais informações, dados e referências. Basta que os consumidores cliquem nos links disponíveis por meio do controle e acessem o conteúdo disponibilizado.

T-commerce

O comércio televisivo, ou t-commerce, é a evolução da publicidade na TV. Com a televisão digital, os comerciais veiculados nos intervalos da programação permitem que o consumidor contacte no mesmo instante a empresa para realizar ou não a compra. A colocação de banners fixos (método de marketing contínuo) ou a exibição de produtos de patrocinadores durante os programas televisivos são outras opções de t-commerce. Trata-se da interatividade permitida pela TV via IP sendo aproveitada pelo marketing. Conforme exemplifica o portal E-commerce News, os espectadores podem encomendar produtos clicando em ícones exibidos na tela da televisão ou utilizando um controle remoto para destacar e selecionar ícones específicos que utilizem as informações do assinante para processar uma compra.

Ensino à distância

O IPTV funciona como um ambiente virtual para a aprendizagem (AVA), como destaca trabalho acadêmico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), na entrega de conteúdo para o ensino, buscando reduzir as distâncias no processo de ensino-aprendizagem – missão da Ensino a Distância (EaD). O paper destaca alguns aspectos positivos da escolha pela TV digital como tecnologia de comunicação:

  1. O professor pode deixar arquivada sua aula após a transmissão ao vivo;
  2. Durante a transmissão de uma aula/palestra a IPTV, permite comunicação entre alunos e professores, reduzindo assim as distâncias espacial/interativa;
  3. Permitir o uso integrado com outras ferramentas do AVA, como por exemplo, o uso de enquetes ou avaliações em tempo real sobre os temas e conteúdos abordados;
  4. Permite a integração de outras ferramentas e recursos, como: Moodle, comunidades de relacionamentos (Facebook), Chat, Merchandising (Twitter) entre outros.

* Crédito de imagens: Wikicommons