Televisão sob demanda (TVoD): o que caracteriza essa distribuição de conteúdo?

Programação não-linear e que pode ser assistida a qualquer hora, com possibilidade de pausa, retrocesso e avanço dos programas. A TV sob demanda chegou para ficar

Sabemos que o modo de assistir televisão mudou muito nos últimos anos. Além das experiências serem de mais qualidade, com o advento das TVs em LCD, além da alta definição (HD) e inclusive 3D, a TV está se tornando muito mais interativa, por conta das tecnologias de transmissão (como a IPTV) e também dos receptores (como a Smart TV, por exemplo).

​Já pensou poder assistir a sua série preferida, na hora em que lhe for mais conveniente, no seu aparelho de TV em alta qualidade? Um serviço disponibilizado nesse contexto é o TVoD (T​V on Demand – Televisão sob demanda), que, nada mais é que o acesso pelo usuário dos programas de TV a qualquer hora, de qualquer lugar. Nada mais de ter que esperar para ver um programa, uma série, uma novela. Agora, o conteúdo fica disponível a qualquer hora.

Segundo pesquisa do Ibope, o mercado brasileiro é um dos cinco maiores no quesito TV sob demanda, que corresponde a 4% do conteúdo audiovisual consumido pelos brasileiros. Desses, 49% o fazem via TV por assinatura, e 67% por meio de Web TVs, como o Netflix e a Apple TV, por exemplo. Isso quer dizer que o consumidor está interessado e também que ainda há um nicho de mercado muito grande a ser explorado.

A TV sob demanda pode ser possibilitada por provedores de TV a cabo que queiram adicionar o serviço. Isso porque o conteúdo é proveniente do pacote da assinatura do usuário. Com a tecnologia IPTV, é possível entregar esse conteúdo de forma bastante viável ao provedor, com poucos ajustes no set-top-box, utilizando a infraestrutura já projetada previamente para a TV a cabo e internet.

Em uma rede de IPTV, a distribuição do conteúdo de TVoD funciona da seguinte forma: o gravador de conteúdo de TV captura os fluxos multicast​. As gravações ficam armazenadas em um storage, localizado no headend, e podem ser disponibilizadas para os assinantes no momento em que desejarem, podendo, inclusive, parar, avançar ou retroceder a reprodução.

Para o provedor, oferecer TV sob demanda faz parte da estratégia de upselling, ou seja, oferecer mais serviços sob uma mesma infraestrutura. Isso aumenta o faturamento e, mais importante, fideliza os clientes. Para o usuário, os benefícios são inúmeros, sendo os mais importantes:

  • A possibilidade de assistir aos programas na hora em que quiser
  • A possibilidade de pausar, avançar ou retroceder a reprodução
  • A não necessidade de contratar outro provedor, podendo receber o serviço do mesmo provedor de internet e TV a cabo
  • A não necessidade de adquirir mais equipamentos para tal, utilizando o set-top-box disponibilizado pelo provedor

Ou seja, disponibilizar TV sob demanda beneficia tanto o provedor quanto o usuário. Seu provedor já disponibiliza o serviço? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.