Novo e-book: Manual do IPTV para operadoras

A Cianet preparou um e-book que explicas questões técnicas e de negócios para a implantação bem sucedida do IPTV em seu provedor

O serviço de IPTV, que permite o​ferecer​ o serviço de TV por Assinatura através de ​redes baseadas no protocolo IP, é uma boa opção à operadoras que desejam crescer, aumentar o portfólio de serviços e fidelizar clientes. Afinal, é fundamental que as empresas saibam acompanhar os avanços tecnológicos que ditam as mudanças nos perfis de consumidores. No mundo, o IPTV encontra-se bastante avançado e tem demonstrado funcionalidades interessantes. Aqui, a tecnologia começa a avançar devido à regulamentação (com a ​lei do SeAC pela Anatel, por exemplo) que começa a se estruturar e, principalmente, à vinda de soluções robustas que dão base à oferta do serviço. Pensando nessa realidade, a Cianet lançou o material educativo Manual do IPTV para operadoras.

Segundo pesquisa da Frost & Sullivan, até 2017, 181,7 milhões de pessoas em todo o mundo serão assinantes de TV por IP. No Brasil, a perspectiva é a de que a plataforma IPTV seja responsável por 9,4% das assinaturas de TV paga, até 2018. Ao longo das páginas do e-book, é possível conhecer a trajetória da TV via IP no Brasil, que começou com o avanço da tecnologia HPNA, mas estruturou-se definitivamente com a consolidação da fibra óptica (FTTx) no território nacional. Graças a essa estrutura, é possível oferecer escalabilidade hoje.

Em seguida, o e-book Manual do IPTV para operadoras aborda alguns aspectos de negócio relacionados à TV por IP, principalmente sobre possibilidades de faturamento. Depois, são destacadas algumas funcionalidades possíveis da solução IPTV: TV sob demanda, vídeo sob demanda, ​publicidade direcionada, ​sistema de monitoramento, criação de canais corporativos, t-commerce, ensino à distância etc.

No material educativo, também são tratadas as informações técnicas do IPTV. A intenção é mostrar como é possível que pequenos e médios provedores ofereçam essa tecnologia e não deixe que os grandes dominem o cenário. O diferencial é saber que nicho de mercado atingir. Nesse contexto, gestores possuem algumas etapas a serem trabalhadas: idealizar um modelo de negócio, realizar planejamento prévio, obter licença SeAC, definir grade de canais a ser disponibilizada e, finalmente, acompanhar a implantação – processo que também explicamos todas as etapas, que envolvem infraestrutura, tecnologia, sistemas de cobrança, atendimento, manutenção, visitas técnicas, treinamento de colaboradores etc. Por fim, trazemos os conceitos de headend, middleware e set-top-box, fundamentais em uma transmissão IPTV, e damos dicas de como escolhê-lo.

Você pode baixar gratuitamente o material educativo Manual do IPTV para operadoras por este link: http://pages.cianet.ind.br/manual_do_iptv_para_operadoras.