Métricas QoS e QoE: por que devo segui-las nas operações de IPTV?

Baseados em QoS e QoE, provedores são capazes de manter a qualidade das operações, além de fidelizar e prospectar maior número de usuários

Conforme explicamos em post sobre serviços de IPTV (Internet Protocol Television), um provedor que deseja investir nesse ramo – em franco crescimento no Brasil – deve oferecer internet de, pelo menos, 4MBPS e ficar atento a duas métricas, que falaremos hoje. Tratam-se dos indicadores de Qualidade de Serviço e Qualidade de Experiência (QoS e QoE, nos termos em inglês). Nos dois casos, o acompanhamento pelo gestor resulta em melhoria do serviço prestado.

Quanto maiores índices de QoS e QoE, mais bem visto será o seu provedor. Nesse contexto, é necessário entender os conceitos e saber como acompanhá-los. O primeiro deles, Qualidade do Serviço (QoS), é resultado do investimento nos equipamentos utilizados pelo provedor. Nesse sentido, quanto mais desenvolvidos forem o hardware e a arquitetura de software escolhidos, maior será o indicador de QoS e a eficácia do sistema. Esse aspecto também inclui a escolha de um jitter adequado, além da minimização de perdas de pacotes.

Já a Qualidade de Experiência (QoE) demonstra o desempenho da rede a partir da opinião dos clientes. Para obter essa estimativa, é fundamental que o provedor esteja em constante contato com seu público – seja por meio de visitas técnicas ou contato telefônico. Normalmente, os conceitos utilizados para avaliação são: “excelente”, “bom” e “pobre”. Antes de contatá-los, é necessário ter bem claro o conceito de qualidade de um serviço IPTV que os usuários possuem: êxito na prestação de serviços de TV por satélite e TV a cabo.

Há uma convergência entre as duas métricas. A QoS também se encarrega da organização do tráfego da rede, definindo prioridades e limites que possam melhorar a percepção do usuário – atribuição do indicador de QoE. Ainda é válido destacar que QoS e QoE mensuram a qualidade da operação dos serviços a partir do número de usuários, cada vez maior e da consequente batalha entre os provedores, e também da oferta de inúmeras possibilidades fornecidas por esses sistemas.

Possui alguma dúvida ou deseja compartilhar alguma experiência? Compartilhe conosco pelos comentários.