3 fatores para levantar antes de iniciar projeto de IPTV

Com certa frequência, abordamos a potencialidade do investimento em IPTV aqui no blog da Cianet. Esse tipo de tecnologia, disponível para provedores de qualquer porte, é capaz de possibilitar novos modelos de negócio, ampliar o upselling e aumentar o faturamento, além de ofertar TV com maior qualidade de som, imagem e programação aos clientes. Com base nessas perspectivas, separamos três fatores que devem ser levados em consideração antes de iniciar projeto de IPTV. São eles:

1.    Levantamento do perfil de clientes

Como em todo novo projeto, uma pesquisa de mercado é essencial para minimizar erros em médio e longo prazo na execução. Um dos aspectos que esse documento deve abarcar diz respeito ao perfil de clientes que o seu provedor deseja alcançar com a oferta de IPTV. Além disso, no raio de localização do seu negócio há a concentração de qual tipo de consumidor? A resposta a essa pergunta é essencial para planejar uma série de outros fatores, principalmente a escolha dos canais ofertados, conforme abordamos no próximo tópico.

2.    Escolha do line-up de programação

Conhecendo o perfil do público-alvo da região, é chegado o momento de definir quais canais serão ofertados antes de iniciar projeto de IPTV. Nesse momento, tente responder a perguntas como: “qual é a cultura que predomina em minha região?”, “Há concentração de qual faixa etária de consumidores?” etc. Também é fundamental ter em mente que filmes, desenhos animados e principalmente novelas devem fazer parte de qualquer programação.

Na sequência, os contratos com as programadoras poderão ser fechados com maior facilidade. A filiação à NEOTV pode ser o melhor caminho para pequenos provedores terem acesso aos canais a serem ofertados aos consumidores. As mensalidades de associados costumam custar, em média, R$ 1,2 mil.

3.    Consideração da localização geográfica

Antes de iniciar um projeto de IPTV, também é fundamental que seja feito um estudo da região onde o provedor deseja oferecer seus serviços. Em grandes centros urbanos, por exemplo, é comum que haja interferências causadas por operações de rádio em uma faixa de frequência próxima. Já nas regiões mais interioranas, é mais difícil haver interferência, porém, os morros podem causar “sombra” nos sinais transmitidos. Por isso, é válido conhecer bem o local para que a entrega de TV via IP e qualquer outro serviço de uma operadora não seja comprometido.