Saiba porque um website atrai credibilidade para o seu provedor

A presença on-line de um provedor de internet, pode ter um impacto maciço em seu sucesso. Nos dias de hoje, algumas empresas ainda não percebem que a maioria de seus clientes visitará seu website antes de contratar seus serviços.

Ter uma forte presença digital, particularmente um website, pode gerar mais receita e melhor suporte aos seus atuais assinantes. Vale lembrar que, a qualidade d o  seu website tem impacto nos resultados, mas o objetivo deste artigo é enfatizar a importância de garantir que você tenha um website.

As melhores estratégias de marketing digital para empresas locais contemplam a criação de uma página web como peça chave. Em alguns casos, os empreendedores hesitam, por acharem que não possuem membros especializados em tecnologia na equipe para administrar o website. Outras vezes, estão preocupados com o custo de investimento. Esperamos desmistificar esses pontos nos próximos tópicos.

Credibilidade

Uma das principais razões pelas quais você deve ter um website do seu provedor é para aumentar a credibilidade da sua marca localmente. É provável que existam vários provedores oferecendo um serviço similar ao seu ou até mesmo os grandes provedores atuando na região. Uma das maneiras de se destacar é ter um website com uma boa aparência, e que seja capaz comunicar claramente os serviços oferecidos, além de contar com integração com canais de atendimento para suporte rápido ao consumidor.

Sem um website, as pessoas podem questionar sua legitimidade como empresa. Afinal de contas, ao escolher um provedor, a primeira coisa que elas vão questionar é se terão atendimento rápido quando algum problema surgir na sua conexão.

Ao estabelecer claramente qual a área de atuação do seu provedor, quais os serviços oferecidos e como realizará o atendimento, você aumentará as chances de captar novos assinantes.

Isto também é algo que pode diferenciá-lo de seus concorrentes. Sem um website, pode ser desafiador apresentar facilmente essas informações para as pessoas confiarem no seu negócio.

Serviço de Atendimento ao Cliente

Muitos provedores recebem ligações de clientes em potencial ou assinantes fazendo perguntas simples sobre o funcionamento da sua internet, problemas com acesso, segunda via de boleto etc. E perder um desses contatos, pode gerar uma grande insatisfação.

As chamadas em excesso também podem distrair seu pessoal de se concentrar nas partes mais importantes de seu negócio. Um website pode reduzir esses atendimento e aumentar a produtividade interna. Ao mesmo tempo, ele ajuda os clientes a encontrar informações úteis sem a necessidade de ligar, o que, em última análise, proporciona uma melhor experiência para o usuário.

Tráfego orgânico e local

Só o Google processa 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, onde quase 50% delas são feitas por pessoas que procuram produtos ou serviços locais. Por isso, se o seu provedor não tiver uma estratégia de SEO, você está perdendo o valioso tráfego on-line a cada minuto. Os empreendedores locais simplesmente não podem ignorar uma oportunidade desse tamanho.

Há algumas décadas, os consumidores podem até ter procurado por provedores de internet locais nas páginas amarelas ou no mapa. Hoje, eles estão usando mecanismos de busca para encontrar informações, valores de assinaturas, depoimentos de usuários, tutoriais de funcionamento e outros detalhes sobre um provedor.

Antes da pandemia de Covid-19, cerca de uma em duas buscas feitas por empresas “próximas a mim” levaram a uma visita em uma loja. Se a busca fosse feita em um dispositivo móvel, os números eram ainda maiores e mais propensos à conversão. Quase 90% dessas buscas foram seguidas por uma chamada ou uma visita ao negócio dentro de um dia.

Os números parecem irresistíveis, certo? Apesar da infinidade de razões pelas quais as pequenas empresas precisam de um website, muitas não aproveitam plenamente as ferramentas de marketing digital disponíveis para elas. Vamos rever alguns dos esforços habituais para solidificar sua marca online e trazer mais visitantes para o site.

Marketing digital

Se você planeja alavancar o marketing digital para aumentar seus visitantes e fazer seu provedor crescer, é provável que você queira direcionar o tráfego on-line para um site ou página de vendas. Para fazer isso de forma eficaz, aproveite o histórico de visitantes que têm acessado o seu website, para encontrar clientes mais qualificados e obter o melhor ROI (Retorno sobre Investimento) em seus gastos com anúncios. Isto é algo que não pode ser configurado sem uma página implementada, portanto é melhor colocar seu website em funcionamento o quanto antes cedo, mesmo que você não esteja planejando veicular anúncios no momento.

Então, vamos mergulhar em algumas objeções comuns que os empreendedores têm ao construir um site. Vamos dissecá-los e rever exatamente por que a lógica é defeituosa e por que “eu preciso de um site” deve estar na vanguarda de sua mente.

Meu negócio ainda é pequeno

Você se considera o menor negócio entre os provedores em sua área? Tudo bem. Mas isso não significa que deva se limitar. Você ainda pode se beneficiar da criação de um website, especialmente se não quiser permanecer pequeno por muito tempo.

Os investimentos iniciais são uma parte crucial da gestão de um pequeno provedor local. Você precisa estar disposto a dar os primeiros passos e se solidificar como um jogador no marketing digital. Um site será sua principal ferramenta e ajudará os clientes a descobrir seu negócio mais rapidamente. Você não precisa de nada elaborado ou caro, apenas de algo acessível, funcional e com navegação agradável.

Seu provedor de internet precisa de um site

Você pode pensar que por estar em um campo como o de provedores, o seu não precisa de um website. A verdade é que todos os segmentos se beneficiam do marketing digital. Não importa qual produto, serviço ou função sua empresa tenha no mercado, os consumidores estão agora tentando encontrá-lo online mais do que nunca.

A curto prazo, mesmo que você não seja um negócio de comércio eletrônico, o design de um website traz muitos benefícios para ser adiado por mais tempo.

Então, eu realmente preciso de um website?

Sim, um website ajudará seu negócio a crescer de maneiras que você não pensava ser possível anteriormente. O design moderno do website é descomplicado, acessível e necessário. Esperamos que você não esteja mais perguntando: “Por que eu preciso de um website?”. Em vez disso, você está pensando: “Eu preciso de um website para meu provedor, então como posso proceder?”.

Se você mesmo decidir utilizar uma plataforma de design de website ou escolher fazer uma parceria com uma agência para que seu website seja projetado, a decisão final cabe a você. O importante é compreender os riscos associados à renúncia de um website para seu negócio.

Como projetar um website 

Agora que você está convencido de que precisa de uma página web, escolher o construtor do site certo é muito importante. Não se preocupe, nós estamos aqui para ajudar! Fizemos uma lista rápida para ajudar você a projetar seu site. Então antes de mais nada, pense sobre:

  • as informações que você quer dar a seus clientes;
  • o que você quer que eles façam em seu site;
  • as perguntas que eles terão;
  • a ordem em que eles estarão fazendo as coisas.

Estruturar o site para que seja fácil para eles encontrar as informações que precisam. Talvez ajude a olhar websites de outros provedores como o seu, para ver como eles projetaram o site deles e quais características eles adicionaram.

Um site bem desenhado e fácil de usar ajudará sua empresa a se destacar. Uma maneira fácil de entender o que você pode precisar para seu site é traçar um mapa visual do site.

O que considerar antes de construir um website

Ao decidir como construir seu website, considere como ele será mantido e como será fácil fazer mudanças. Você pode precisar fazer mudanças regulares no conteúdo de seu website, por exemplo:

  • atualizando a publicidade e acrescentando informações sobre vendas e ofertas especiais;
  • atualização das informações de contato;
  • refletindo as mudanças nos preços, produtos e serviços;
  • atualização dos horários de abertura, por exemplo, para feriados públicos;
  • mudando o visual e a sensação de seu website.

Obter um nome de domínio e URL

É importante escolher um bom nome de domínio. Isso afeta:

  • a facilidade com que os clientes podem encontrar seu site;
  • o quanto os clientes confiaram em seu site e em sua marca;
  • sua propriedade intelectual e proteção de marca registrada.

Para início de conversa quanto a importância de construir um website para o seu provedor local, vamos nos limitar ao que foi abordado até aqui. Neste momento, não entraremos tanto no quesito técnico de qual plataforma utilizar para construir, linguagens de programação e tipos de conteúdos adequados. Deixaremos esse conteúdo para um próximo artigo. A Cianet está sempre trazendo materiais ricos sobre marketing e vendas no blog para você provedor, confira!