TD-LTE no mundo: saiba como a tecnologia está sendo utilizada em outros países

Já abordamos aqui no blog o que é a tecnologia LTE, que é basicamente uma evolução da tecnologia a rádio. Essa tecnologia é comercialmente conhecida como 4G, que, ao ser projetada para dispositivos fixos é chamada de TD-LTE (Time-Division Long-Term Evolution) e, para dispositivos móveis, é chamada de FD-LTE (Frequency-Division-Duplex Long-Term Evolution).

O padrão LTE foi criado pelo órgão 3GPP, criado por empresas europeias, chinesas, japonesas, americanas e coreanas. O TD-LTE é uma tecnologia da quarta geração móvel e contém muitas novas tecnologias, como OFDM e MIMO, com as vantagens de maior utilização de espectro e altas taxas de pico. É composto de uma estação base (eNodeB) e uma rede EPC – evolved packet core.

Na prática, o TD-LTE permite que o sinal alcance locais mais remotos, já que a propagação é feita via frequências de rádio. Além disso, o tempo de ativação de usuário é muito menor que o da fibra, possibilitando muitas ativações em um período de tempo menor. Isso faz com que o provedor obtenha lucro mais rapidamente.

TD-LTE no mundo

Em todo o mundo, a evolução do TD-LTE tem sido bastante rápida em comparação a outras tecnologias wireless. Também o aumento da maturidade de softwares de rádio faz com que redes de acesso via rádio hoje suportem múltiplas tecnologias, sendo mais fáceis de projetar e mais baratas. Porém, a similaridade com a tecnologia FDD-LTE é um fator que diminui o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento dessas soluções.

O que antes era uma tecnologia mais popular na China, hoje já está presente em diversos outros países. Confira abaixo um panorama sobre como ela é utilizada e quem são os principais players espalhados pelo mundo:

China

A China Mobile é a empresa número 1 do mundo em desenvolvimento e distribuição da tecnologia TD-LTE. A tecnologia está presente em mais de 340 cidades chinesas, atuando em múltiplos cenários, como em transportes, domicílios e hotspots. Em todo o mundo, a China Mobile está presente em 940.000 localidades.

Japão

Já a Japan Softbank é a empresa número um em TD-LTE em larga escala, levando internet por TD-LTE a mais de 10 milhões de usuários e 54 mil cidades em todo o mundo.

Índia

A Barthi é a empresa número um em 4G na Índia, promovendo a tecnologia FDD-LTE a 38 cidades, e a TD-LTE a 18. O mercado tem muito a crescer, já que a penetração de banda larga fixa ainda é baixa no país.

Peru

No Peru, a tecnologia TD-LTE é oferecida pela empresa de combos de TV e internet DTV, estando presente em 200 cidades do país.

Filipinas

Nas Filipinas, a empresa Smart leva a tecnologia a 200 cidades.

América Latina

Na América Latina, o TD-LTE vem crescendo em países como Brasil, Equador, Colômbia, México e Venezuela. Especificamente no Brasil, a operadora Sky é quem detém a tecnologia.

Quer saber mais sobre a vinda da tecnologia ao Brasil e como você pode adquiri-la? Deixe o seu comentário abaixo que iremos respondê-lo.