Serviço de Valor Adicionado: como funciona e quais suas vantagens

O seu provedor de internet já oferece um Serviço de Valor Adicionado (SVA) para seus clientes?  Se ainda não, saiba que você pode estar perdendo muitas oportunidades de atrair um público diferente, fechar novos negócios e fidelizar os clientes do seu ISP.

O Serviço de Valor Adicionado é um diferencial que aumenta o potencial de vendas dos provedores, pois agrega outros serviços nos pacotes oferecidos aos clientes. Neste artigo, você vai entender como o Serviço de Valor Adicionado funciona e quais são as vantagens para o seu provedor de internet. Continue lendo e confira!

Conceito de Serviço de Valor Adicionado

A Anatel define o Serviço de Valor Adicionado (SVA) como toda e qualquer prestação de serviço que auxilie nas atividades de telecomunicações, de alguma forma. Isso significa que os SVAs são produtos e serviços desenvolvidos por outras empresas e oferecidos pelos provedores como vantagens agregadas. 

Na prática, o provedor faz uma parceria com outras empresas, que desenvolvem soluções como recursos de segurança online, antivírus, e-mail etc., para agregar esses serviços em seus pacotes.

Os serviços são somados aos planos oferecidos pelo provedor e o cliente tem a opção de contratar um pacote com outras facilidades, além do plano de internet, TV e telefone. As opções mais comuns são essas que listamos, mas é possível ofertar outros produtos. 

Por isso, o Serviço de Valor Agregado não é considerado como um serviço essencial, mas sim um diferencial oferecido junto com os planos de internet.

Quais são as vantagens?

Os provedores que somam um Serviço de Valor Adicionado conquistam benefícios diretos e indiretos. A começar pela tributação exclusiva. Ao oferecer SVAs, os provedores podem contar com uma carga tributária menor. 

Dessa forma, é possível oferecer um valor mais competitivo para o cliente e ainda obter ganhos consideráveis, além de poder utilizar o lucro da comercialização desses produtos em investimentos no próprio negócio. Os provedores podem investir na contratação de novos funcionários, na oferta de mais serviços, na abertura de outras filiais etc.

Outra vantagem do Serviço de Valor Adicionado é a geração de valor para um público maior. Com isso, é possível aumentar as chances de vendas de outros planos e serviços. Consequentemente, o provedor também aumenta a sua receita, tornando-se mais lucrativo e garantindo a sustentabilidade financeira do negócio. 

O provedor consegue diversificar o seu portfólio, agregando mais serviços e posicionando a marca de forma estratégica. Existem diversas opções de serviços e produtos que podem ser adicionados em um pacote de internet, como streaming, hospedagem de e-mail, entre outros.

Para o cliente, o SVA também é vantajoso por diversos motivos. Para começar, o cliente centraliza todas as contas dos serviços que utiliza em um só lugar. Isso evita que ele precise registrar diversas transações mensais em seu cartão de crédito, apenas uma será necessária.

Além disso, um diferencial que os provedores oferecem, mas alguns serviços não permitem, é o pagamento por boleto bancário. Utilizando esse meio de pagamento, o cliente não compromete o limite do cartão.

O pacote também pode ser muito mais econômico do que se o cliente contratar cada serviço com um fornecedor, entre outras vantagens.

Como o SVA funciona?

O processo de contratação de um Serviço de Valor Adicionado é bem simples e está baseado em quatro etapas. Na primeira etapa, o provedor entra em contato com o parceiro. Em seguida, são apresentados os planos, pacotes, serviços e produtos que a empresa oferece, bem como funcionam.

Depois dessa etapa vem a fase de contratação. Nessa etapa, o provedor pode passar pela fase de treinamento sobre os produtos e argumentos de venda do produto, além de participar da implementação do serviço no provedor.

Dependendo do serviço, essa etapa pode exigir um pouco mais de conhecimento e um apoio técnico do próprio parceiro. Por fim, o provedor pode começar a oferecer e vender os produtos e serviços agregados aos seus pacotes. O parceiro pode, ainda, oferecer um material exclusivo sobre a sua solução ou ambos podem fazer um material em conjunto, unindo as marcas e suas soluções.

O desenvolvimento de um material completo e em parceria com o fornecedor de SVA ajuda nas vendas, pois reforça a imagem de geração de valor que as duas empresas desejam passar para seus clientes.

Além disso, é importante que o provedor conheça o perfil do seu público e do público que teria interesse em contratar um pacote com as soluções do parceiro. Ter essa informação vai ajudar na captação e no desenvolvimento dos argumentos de venda dos pacotes de serviços.

Conte com parceiros especialistas

Antes de fechar com um parceiro, o provedor precisa pesquisar e buscar por empresas especialistas nos mercados em que atuam. A Cianet é especializada em equipamentos e soluções para provedores de internet. 

A empresa está há quase 30 anos no mercado, oferecendo o que há de mais avançado em tecnologia e infraestrutura física para os pequenos provedores que estão começando ou querem expandir. Por isso, é uma parceira de SVA da Lumium. 

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