Com as perspectivas otimistas para o mercado de banda larga, é cada vez maior o número de empreendedores que resolvem investir em um provedor de internet. Por outro lado, quem já atua no setor está sempre em busca de novidades para aumentar a eficiência dos seus serviços e otimizar os fluxos de trabalho. Nessas horas, contar com o apoio de um parceiro sério e reconhecido nacionalmente é fundamental.
A Cianet é especialista no segmento de provedores e completa, em 2019, 25 anos de atendimento focado no sucesso do cliente. O desenvolvimento de soluções tecnológicas fortalece o mercado de provedores de internet, além de contribuir para o aumento do acesso à banda larga de qualidade em todo o país — especialmente em cidades que estão distantes de grandes centros.
Os produtos e soluções da empresa são pensados e desenvolvidos para ajudar no crescimento dos clientes e parceiros. Contam com a dedicação de uma equipe de profissionais especializados e certificados, que não medem esforços em pesquisar, aperfeiçoar e testar produtos e processos. A empresa oferece equipamentos para infraestrutura de banda larga e soluções que contribuem para o crescimento dos ISPs.
O objetivo deste artigo é mostrar 5 motivos que fazem da Cianet a melhor parceira para o seu provedor de internet. São eles:
- Consultoria comercial;
- Suporte técnico especializado;
- Produtos homologados;
- Inovação constante;
- Empresa reconhecida nacionalmente.
Breve introdução: o mercado para o provedor de internet
Antes de entrarmos no assunto-chave deste conteúdo, é válido fazer uma rápida leitura do panorama da banda larga no Brasil e quais devem ser os desafios e oportunidades do mercado para o provedor de internet.
Você provavelmente já deve ter escutado que os ISPs têm puxado a expansão da internet de alta velocidade no Brasil. Atualmente, os provedores regionais detêm 18,46% do mercado de banda larga no país, com 5,64 milhões de conexões. As perspectivas indicam que esse percentual deve chegar aos 40% em 5 anos, em um movimento puxado por uma legislação positiva e pela própria necessidade do mercado. Mas para que os provedores cresçam de forma consistente e duradoura, ainda existem alguns obstáculos a serem superados.
Um deles — e talvez o principal — é a profissionalização do setor. Modernizar a gestão é fundamental para que os provedores de internet aproveitem melhor as oportunidades de negócio e sejam capazes de competir em pé de igualdade com as grandes operadoras. Para isso, algumas ações prioritárias são:
- Personalizar os serviços;
- Agregar novas soluções à oferta;
- Promover um ambiente de trabalho mais leve e participativo;
- Criar uma cultura de sucesso do cliente;
- Investir em infraestrutura e atendimento de qualidade.
Diante desses desafios, optar pelo parceiro que fornecerá a infraestrutura necessária para a ampliação da rede torna-se uma etapa essencial. Nessa análise, é preciso avaliar se a organização tem a expertise necessária no segmento em que atua, se oferece um atendimento de qualidade, ajudando a escolher a tecnologia mais adequada de acordo com a realidade do cliente, e ainda se tem suporte especializado.
A seguir, vamos mostrar por que a escolha de uma empresa reconhecida nacionalmente é fundamental para apoiá-lo no crescimento do seu provedor.
Extra:
Se você tem interesse em saber mais sobre o que o futuro reserva para o segmento de ISPs, sugerimos a leitura do infográfico: Cenário do mercado de provedores de internet no Brasil. O conteúdo mostra as principais mudanças esperadas para os próximos anos e como os provedores podem se preparar para o futuro.
1. Consultoria comercial
Muito mais do que tirar pedidos, nós, da Cianet, nos preocupamos em entender as necessidades do cliente para entregar a solução que mais se adequa à sua realidade. Nossos vendedores atuam também como consultores, oferecendo todo o suporte necessário para os provedores de internet no momento da aquisição de equipamentos, seja para iniciar a oferta de serviços na área ou para expandir a rede já existente.
Para tornar o serviço ainda mais personalizado e eficiente, lançamos recentemente um novo modelo de trabalho baseado na regionalização das equipes de vendas. Hoje, temos profissionais dedicados em cada uma das cinco regiões brasileiras. Esse movimento visa oferecer um atendimento mais focado, uma vez que cada local tem necessidades e estruturas de banda larga distintas. Uma solução que atende bem empresas do Sul do país nem sempre é a melhor alternativa para os ISPs que atuam no Norte.
Além disso, com profissionais distribuídos nas diferentes localidades é possível enviar orçamentos com muito mais rapidez. A agilidade, aliás, é uma das marcas da Cianet nesses 25 anos de história. Por sermos especialistas em produtos de fibra óptica, temos know-how para atender as demandas de maneira ágil e personalizada. Essa é uma característica importante em um setor que está em constante transformação.
Possuímos um time vendas interno para atender o mercado de provedores de banda larga de forma única. Nossos especialistas são capacitados para tirar dúvidas e oferecer os equipamentos mais adequados à sua rede, ajudando a sua empresa a crescer com qualidade e viabilizando o seu protagonismo.
Entre outras coisas, atuamos no desenvolvimento do projeto de rede, que é a base para oferecer uma conexão de internet rápida, sem interferências e com baixa latência. Esse é um trabalho que envolve o estudo de campo, a escolha dos equipamentos e toda a documentação necessária para que os ISPs estejam aptos a oferecer um serviço de qualidade.
Indicamos ainda a melhor tecnologia levando em conta o tamanho da operação do provedor. Dependendo do número de usuários, da necessidade de escalar o negócio no médio/longo prazo e dos serviços agregados, montamos um projeto em conjunto com o cliente para que ele adquira exatamente o que está precisando naquele momento. Esse é um fator de confiabilidade para quem está pensando em iniciar ou expandir sua rede.
Extra:
Saiba mais sobre o tema projeto de rede nos seguintes artigos/vídeos:
2. Suporte técnico especializado
O suporte técnico especializado é outro diferencial da Cianet. Nossos clientes têm respostas rápidas para superar obstáculos técnicos e de gestão, além de contar com atendimento humanizado. Essas boas práticas foram reforçadas recentemente com o lançamento do atendimento digital, uma plataforma de suporte e comunicação pós-venda que tem como objetivo melhorar a experiência dos nossos parceiros.
Em um mesmo espaço, os provedores de internet podem desfrutar de várias funcionalidades, desde tirar dúvidas sobre configurações até resolver possíveis problemas técnicos. Confira a seguir alguns dos benefícios do atendimento digital Cianet:
- Contato direto com especialistas sem a necessidade de ligação telefônica;
- Possibilidade de abrir um chamado e acompanhá-lo passo a passo até a demanda ser finalizada;
- Avaliação do atendimento;
- Plataforma disponível 24 horas.
Além do atendimento digital, desenvolvemos conteúdos de excelência para os provedores regionais em nosso blog. Ao acessar esse campo em nosso portal, você encontra uma série de materiais com os assuntos mais atuais do setor de telecomunicações e as principais tendências. São artigos, eBooks, Guias e infográficos que ajudam nossos clientes a entenderem melhor todas as transformações desse mercado.
Extra:
Saiba mais sobre o tema suporte e tenha acesso aos materiais de apoio nos seguintes links:
3. Produtos homologados
O investimento em equipamentos de qualidade é determinante para o futuro do seu provedor de internet. Por isso, a escolha pelo parceiro de infraestrutura é uma etapa essencial do processo de compra. A Cianet tem em seu portfólio apenas produtos homologados, garantindo a segurança da rede de seus parceiros. Realizamos visitas técnicas em todos os fornecedores com o objetivo de verificar se os equipamentos são desenvolvidos obedecendo as regras e legislações vigentes.
Além disso, antes de lançar qualquer solução no mercado, fazemos testes internos para assegurar o bom funcionamento dos dispositivos. Também analisamos a capacidade produtiva do fabricante (se ele está apto a entregar de forma rápida quando necessário), a compatibilidade dos produtos com as demais soluções que os nossos clientes já utilizam e a qualidade dos materiais utilizados.
Nossa linha de produtos está dividida em quatro segmentos:
Ferramentas
O bom desempenho da rede e a satisfação do cliente final dependem de inspeções, monitoramentos e manutenções dentro de toda estrutura da fibra óptica. Pensando em facilitar esses processos, desenvolvemos um portfólio com produtos para fusão e emenda de fibra óptica.
Máquina de fusão 70SC — opera com alinhamento de emenda núcleo a núcleo. Possui sistemas de fechamento automáticos, garantindo operação manual mínima, e faz a fusão em apenas seis segundos.
Máquina de fusão Fujikura 36S — um dos equipamentos mais modernos do mercado. A máquina possui função bluetooth, eletrodo com vida útil longa de 5 mil fusões e bateria com capacidade para até 200 fusões por ciclo.
Máquina de fusão Fujikura 26S — com alinhamento v-groove ativo, ela faz a fusão em apenas seis segundos e possui painel touch screen.
Network
Proporciona fácil escalabilidade sobre uma rede UTP, mantendo o alto desempenho e estabilidade.
Roteador WIFI RW 300N — suporta até 25 dispositivos conectados à rede ao mesmo tempo, sendo ideal para uso doméstico ou em pequenos negócios. Possui preset de configuração e gerenciamento remoto, auxiliando no atendimento ao cliente e diminuindo custos de processo.
PON
Nosso portfólio tem produtos para a rede de atendimento completa EPON e GPON, que compõem a solução para conexões com arquiteturas FTTx. Veja a seguir alguns destaques:
OLT EPON E8PS — gerencia o sistema de acesso dos clientes na rede óptica com entrega avançada de serviços triple play. Conta com oito portas EPON, com capacidade de 64 ONUs por porta. Ideal para arquiteturas de rede ponto-multiponto, alcança até 20 km e permite acomodação em ambientes indoor e outdoor.
ONU/ONT EB01 — conversor de sinal óptico em sinal elétrico. Projetada para o uso doméstico, a EB01 garante acesso de alta velocidade por meio de conexão EPON com uma porta Gigabit Ethernet. Tem taxa de downstream e upstream máxima de 1,25Gbps e alcança até 20 km.
Você pode conferir todos os equipamentos para as redes PON na nossa página de produtos e soluções.
Rede Óptica
Para completar a linha de equipamentos para as redes PON, nosso time desenvolveu um segmento de passivos ópticos que vão desde cabos drop, splitters e acessórios até caixas de terminação e emenda óptica.
Cabo drop dielétrico low friction — componente da rede de fibra óptica responsável pela entrega do sinal ao usuário final. Possui fibra monomodo e proteção LSZH, que retarda chamas em caso de incêndio e não emite poluentes tóxicos. Os elementos de tração desse produto são constituídos por material dielétrico, possibilitando a utilização em tubulações elétricas sem danos.
Splitter Óptico PCL Mini Module Sem Conector — elemento passivo utilizado nas redes FTTx com arquitetura ponto-a-multiponto que proporciona baixa perda de inserção e excelente uniformidade de comprimento de onda canal a canal. O splitter óptico PCL sem conector possui alta confiabilidade, além de um design compacto que permite seu acondicionamento em diversos tipos de bandejas de emenda.
Splitter Óptico PCL Mini Module Conectorizado — equipamento para distribuição de sinal com saídas balanceadas que atenuam os mesmos valores por porta. Este é um elemento passivo utilizado nas redes FTTx que divide o sinal óptico de uma fibra para várias outras. O splitter Óptico PCL garante baixa perda de inserção, boa uniformidade de canal a canal, além de ser desenvolvido com um design compacto.
Extra:
Saiba mais sobre o tema qualidade de equipamentos e serviços nos seguintes artigos:
- Por que ter um roteador wi-fi de qualidade faz a diferença?
- 6 erros comuns relacionados à máquina de fusão de fibra óptica
- Como ampliar o fornecimento de internet sem comprometer a qualidade
- Os pilares de um serviço de internet de qualidade
4. Inovação constante
Pensando em auxiliar os provedores regionais a se posicionarem de forma estratégica perante os desafios e oportunidades, a Cianet coloca em prática continuamente iniciativas focadas em fomentar a inovação do mercado. Como resultado desses esforços, anunciou recentemente uma nova vertente de negócios com o intuito de apoiar os provedores a otimizar a experiência dos usuários e rentabilizar ao máximo suas redes.
Baseado em quatro pilares (visão de futuro, experimentação, pensamento analítico e mentalidade beta), o Programa de Inovação Cianet proporciona as condições necessárias para o crescimento do mercado de provedores, que é complexo e altamente competitivo. Dessa forma, a empresa se compromete a contribuir para o movimento de modernização do mercado, junto de incubadoras, aceleradoras e outras instituições voltadas ao empreendedorismo.
O ISP Next Lab é uma das novidades do novo posicionamento. Nesse laboratório de inovação, as soluções são desenvolvidas de forma colaborativa, ajudando os ISPs a lidarem com os desafios que estão por vir. O espaço está aberto para que os provedores compartilhem seus desafios e consigam, em conjunto com os especialistas, encontrar alternativas para crescer de forma sólida e sustentável. Alguns dos objetivos do ISP Next Lab são:
- Promover discussões sobre o impacto da transformação digital no mercado de telecom;
- Lançar novas soluções para problemas complexos do mercado com novas tecnologias;
- Articular ecossistemas de inovação para ISPs, promovendo encontros para debate e discussões;
- Analisar tendências e possibilidades de comportamento de consumo da internet;
- Fomentar parcerias entre empresas de tecnologia com o objetivo de gerar negócios de impacto para o mercado.
Os primeiros produtos lançados a partir dessa iniciativa são:
Guru — O laboratório de inovação para provedores patrocinado pela Cianet, desenvolveu o Guru, um software baseado em sistemas de análise dos dados. Por meio do cruzamento de indicadores obtidos em diferentes fontes, a ferramenta combina dados e inteligência de mercado para auxiliar seu provedor na tomada de decisões estratégicas, fornecendo uma série de informações atualizadas sobre determinada região, como:
- Cobertura;
- Tecnologia utilizada e velocidade da internet;
- Número de residências;
- Renda;
- Consumo de internet;
- Média de preços dos concorrentes.
Com esses dados em mãos, os provedores são capazes de traçar cenários mais exatos para expandir sua rede e rentabilizar o serviço.
Chatbot — Ferramenta que utiliza inteligência artificial para aprimorar o atendimento dos provedores regionais. O Chatbot pode ser utilizado em diversos setores, como suporte técnico, vendas e financeiro. Desenvolvido pelo ISP Next Lab, o grande diferencial desse bot é que ele pode ser personalizado, deixando o atendimento ao cliente com a cara do negócio de cada provedor.
Imersão nos negócios — O trabalho de imersão tem o objetivo de avaliar o negócio, serviços, colaboradores, clientes e concorrentes. Ouvimos e coletamos dados para formular soluções e propor melhorias para a performance da sua empresa, especialmente nas áreas de relacionamento com cliente, otimização de processos e uso de dados para decisão estratégica.
Consultoria estratégica — Promove um diagnóstico detalhado do seu provedor, com uma visão das áreas de processos, estratégia, relacionamento com cliente, mercado e gestão. A partir da consultoria, criamos um mapa da operação para deixar evidente as necessidades e apoiamos a implementação de melhorias para gerar resultados expressivos dentro do planejamento estratégico do negócio.
Ainda dentro das iniciativas voltadas à inovação, destacamos o ISP Next Summit, encontro promovido todos os anos pela Cianet com o intuito de inspirar os provedores regionais a adotarem a mentalidade inovadora e convidá-los a criarem juntos o futuro do mercado.
Esses tipos de iniciativas combinadas com a criação de soluções que atendem às principais necessidades e anseios das empresas do setor proporciona uma reflexão para os gestores sobre o seu posicionamento para se adequarem às oportunidades que se apresentam.
Extra:
Saiba mais sobre o tema inovação nos seguintes artigos:
- Modernizando a gestão de provedores de Internet
- Inovação é aposta para fortalecer o mercado de provedores regionais
- Inovação tecnológica como aliada de empresas provedoras de internet
- Gestão inovadora para ISP: como modernizar o seu provedor de internet
5. Empresa reconhecida nacionalmente
Por todos os motivos citados neste artigo (atendimento de qualidade, suporte especializado, equipamentos certificados, inovação) a Cianet é hoje uma empresa reconhecida nacionalmente no segmento em que atua. Em duas décadas e meia de operação, conquistou importantes premiações do mercado em diversas áreas, entre as quais destacamos:
- Prêmio Top Marketing e Vendas 2018 ADVB/SC – categoria Tecnologia;
- Finalista na categoria Tecnologia e Inovação, na 3ª edição do Prêmio Líderes de Santa Catarina;
- Ranking “As PMEs que mais crescem no Brasil – 2017” – pesquisa desenvolvida pela consultoria Deloitte para a Revista Exame;
- Melhores Empresas para se Trabalhar em SC – 2016 – 20 lugar conquistado no ranking do instituto Great Place to Work;
- Melhores Empresas de TI para se Trabalhar no Brasil – 2016 – 60 lugar conquistado no ranking do instituto Great Place to Work;
- Prêmio Catarinense da Excelência – 2016 – categoria Primeiros Passos para a Excelência.
Recebemos também feedbacks positivos dos nossos clientes, que são a principal razão do nosso sucesso e o motor do nosso crescimento. Confira a seguir alguns depoimentos de quem escolheu a Cianet como parceira para o seu negócio.
“Ótima empresa, sempre fui bem atendido e os produtos são de primeira linha.” — Fernando de Souza Gebara — Supervisor de manutenção e projetos TV Fronteira Paulista afiliada da Rede Globo região de Presidente Prudente/SP.
“Atendimento excelente, prestativo, dedicado e muito atencioso.” — Cristiano Soares da Silva, sócio-proprietário da Net4IP Tecnologia & Solucao Eireli.
“Somos parceiros da Cianet há alguns anos e durante esse período sempre fomos muito bem atendidos, por profissionais capacitados e que conhecem bem as necessidades do provedor. Produtos de primeira qualidade, que nos proporcionam um segurança e estabilidade para montagem e manutenção da rede.” — Douglas Fernando da Silva — Gerente de Suporte e Projetos de Rede da Palmas Net Informática.
“A Cianet ajudou muito minha empresa no início das atividades com Fibra Óptica, nos deu todo suporte e consultoria que necessitávamos. Portanto recomendo para todos, como excelente empresa para quem está trabalhando com FTTx” — Ricardo Almeida Guimarães, sócio-proprietário da Signet Caratinga.
Com todas essas informações, você já está pronto para escolher o melhor parceiro para o seu provedor de internet. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato com nosso time de especialistas. Estamos sempre disponíveis para ajudá-lo. Também atualizamos constantemente o Blog da Cianet com conteúdos relevantes sobre tudo o que envolve as últimas tecnologias do mercado de banda larga.
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