Por que precisamos investir em internet para termos acesso à resolução 4K

Já falamos aqui no blog sobre a resolução 4k, quatro vezes maior que a Full HD atual, e que está sendo denominada de ultra-alta definição (UHD – ultra high definition). Essa definição garante muito mais detalhes aos olhos dos telespectadores, como rugas, fios de cabelo, cores e etc. Ou seja: trata-se de uma nova maneira de assistir conteúdos.

Atualmente, a resolução 4K é usada na internet – por exemplo, em vídeos do Youtube e Netflix. Para assisti-los é preciso possuir uma ótima conexão de banda larga. Isso, infelizmente, ainda está muito distante do Brasil, que, segundo o último estudo “State of Internet”, realizado pela Akamai e relatado no Tecnoblog, ainda engatinha em termos de velocidade de conexão. Um dos resultados divulgados é que apenas 0,5% das conexões brasileiras são suficientemente boas para rodar streamings em 4k, ficando atrás, inclusive, do Uruguai, Argentina e Chile. Nos Estados Unidos, esse número é de 19% – os números são do primeiro trimestre de 2014, mas só foram divulgados recentemente.

Para que os usuários consigam assistir a uma programação com resolução 4k, é necessário possuir uma conexão de 15Mb/s, pelo menos, segundo a Akamai. A taxa média atual do Brasil é de 2,5Mb/s, enquanto a média global é de 4,5Mb/s. O Brasil está em 90º lugar no ranking, enquanto que a Ásia segue na liderança, sendo a maior média a da Coreia do Sul, com impressionantes 25,3Mb/s.

A baixa preparação das redes brasileiras para o 4K reforça a necessidade de uma infraestrutura física adequada, principalmente com fibra óptica, o que é um grande problema no Brasil, já que poucas cidades possuem essa cobertura. Isso se dá principalmente por conta da geografia do país, mas muito mais por conta da falta de capital e mão de obra. Esse é outro ponto que debatemos constantemente aqui no blog, a necessidade da expansão da fibra óptica no país. Para isso, também sempre pontuamos o papel do governo de auxiliar nessa questão para abrir muitas portas para o Brasil, tanto para usuários como para empreendedores.

E você, o que acha? Seu provedor é capaz de oferecer a resolução 4k para seus clientes? Você já atua com fibra óptica? Vamos debater essa questão nos comentários.

Fonte: Tecnoblog