Panorama para a expansão da fibra óptica em 2015

Em matéria recente divulgada no site da Abranet, o presidente da Telebras, Francisco Ziober Filho, afirmou que a instituição pretende fechar a implantação de fibra óptica em 2015 com 28 mil quilômetros de backbone de fibra iluminada, ou seja, 7 mil quilômetros a mais que este ano. Segundo ele, o avanço se dará com mais força no interior do Norte e do Nordeste, regiões mais carentes de serviços de internet e TV por assinatura.

E a demanda por fibra óptica é crescente, principalmente por pequenos e médios provedores. Isso porque a tecnologia apresenta maior banda, flexibilidade, estabilidade e o melhor custo-benefício atualmente. Muitas operadoras iniciam sua oferta de internet por rádio até que se estabilizem no mercado. Porém, para aumentar a gama de serviços, ofertando TV por assinatura, por exemplo, os provedores sentem a necessidade de implantar a fibra óptica, ou FTTH – fiber to the home.

Há muito tempo, o setor pressiona o governo para obter apoio nessa expansão da fibra óptica no Brasil. Uma das últimas conquistas foi a inclusão da fibra no FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que está se estendendo para a área de tecnologia.

Outro benefício recém conquistado foi através do Regime Especial de Tributação do Plano Nacional de Banda Larga, o REPNBL. De acordo com matéria veiculada no site Convergência Digital, o governo federal irá isentar de PIS, Cofins e IPI cerca de 1,4 mil projetos de redes e telecom, que estarão em funcionamento até o fim de 2015. Isso inclui, obviamente, projetos de FTTH, que irão aumentar ainda mais a rede de fibra óptica em 2015 no Brasil. A renúncia fiscal, segundo o artigo, chega a aproximadamente R$ 6 milhões.

O mercado de fibra óptica em 2015 promete estar em bastante ascenção. Talvez seja a hora do seu provedor entrar nesse caminho e aproveitar as facilidades oferecidas pelo governo. O que você acha? Está faltando o que para que você possa aderir à fibra óptica? Conte para a gente que com certeza poderemos te ajudar!