Oportunidade para ISPs: Brasil tem 84 milhões de brasileiros ainda sem internet

O site Computerworld replicou nesta semana um estudo realizado pela Comissão de Banda Larga pelo Desenvolvimento Digital da Organização das Nações Unidas, que afirma que 84 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à internet. Isso representa 43% da população, um número dentro da média dos países considerados emergentes. Representa, ainda, uma oportunidade para ISPs, já que as operadoras ainda não conseguiram atingir uma grande faixa da população.

No mundo inteiro, são quatro bilhões de pessoas sem conexão, ou seja, 57% da população, a maioria em países em desenvolvimento, como o Brasil. Além disso, o crescimento do acesso à internet vem diminuindo. Em 2012, essa taxa era de 10% ao ano, enquanto hoje é de menos de 7%. Existe também uma grande disparidade entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. A Islândia, por exemplo, tem 98% dos habitantes conectados, enquanto a Somália apenas 2%.

De toda forma, é bom observar que ainda há muita demanda para a oferta de internet no Brasil e que somente os ISPs, com o apoio do governo, podem suprir. Isso porque essa demanda ocorre em regiões remotas, que as grandes operadoras geralmente não se interessam, por promover mais gastos que lucro para essas empresas.

Recentemente, o governo se pronunciou a respeito do apoio aos ISPs, reforçando a importância do seu papel na disseminação da fibra óptica pelo país. Inclusive, o Ministério das Comunicações demonstrou em um dos eventos do Cianet in.loco, em Brasília, o interesse em ajudar pequenos e médios provedores que tenham interesse em atuar no interior do Brasil. Portanto, essa é uma oportunidade para ISPs, que podem concentrar seus esforços em determinada região, abrangendo um grande número de clientes em cima de uma mesma infraestrutura.

Para que mais pessoas tenham acesso à banda larga é necessário também o apoio governamental no que diz respeito a investimentos e financiamentos, o que já vem acontecendo por meio do Plano Nacional de Banda Larga. Algumas ações já podem ser conquistadas para o seu provedor, como empréstimos via BNDES e algumas insenções de impostos. No site do Ministério das Comunicações, há uma série de perguntas e respostas e indicações para quem quiser participar do PNBL, uma grande oportunidade para ISPs. Confira!