O que falta para que os serviços triple play sejam mais acessíveis a toda a população

Na expansão dos serviços triple play, é importante escolher a tecnologia adequada, oferecer pacotes atrativos aos consumidores e estudar o mercado de telecom

A criação de pacotes de televisão, telefone e internet, possibilitada pelos serviços triple play, é a grande tendência para o mercado brasileiro. Cada vez mais os provedores devem ser hábeis na oferta de TV por assinatura, internet em banda larga e telefonia fixa a variados perfis de consumidores, instalados em distintas localidades do país. Esse pode ser o caminho, inclusive, para a retenção de clientes. Nesse sentido, faz-se necessário um esforço dessas organizações para promover a democratização do serviço.

Veja as nossas recomendações:

Escolha da tecnologia correta

Já faz alguns anos que as soluções tecnológicas não se apresentam como barreira para a consolidação das telecomunicações. Isso acontece porque estão disponíveis no mercado brasileiro ferramentas a custos bem mais baixos, pensadas para realidades emergentes. As redes ópticas são exemplos de aparatos que vem apresentando valores mais atrativos nos últimos anos. Há, portanto, possibilidade de expansão dos ‘combos’ de comunicação.

Ousadia por parte dos provedores

A demanda de serviços triple play pode ser o caminho, inclusive, para a retenção de clientes. Com a oferta de múltiplos serviços em uma mesma rede, é possível chegar a pacotes mais econômicos e melhor relação custo e benefício para o assinante. Recentemente, a banda larga da NET cresceu 56%, ultrapassando o crescimento do serviço de TV a cabo (24%), que também impulsionou as vendas do serviço de telefonia, o NetFone, com um aumento de 190% (dados da PC World). Se os serviços fossem oferecidos apenas de forma separada, os resultados não teriam sido tão positivos. Cabe aos provedores entregar opções mais atrativas aos clientes que, por consequência, vão aderir mais facilmente às três opções de serviços propostas.

Estudo do mercado de telecom brasileiro

Alguns especialistas acreditam que o serviço de voz não será mais vantajoso aos provedores e, ao mesmo tempo, despontarão as soluções para banda larga – doméstica e móvel -, além da TV paga. Nesse contexto, é válido pesquisar novos serviços de valor agregado para ser assertivo na proposição ao mercado de telecomunicações nacional. No mesmo caminho, é fundamental que os provedores saibam enxergar mercados não atendidos por serviços de triple play e trabalhar em cima desses nichos. Pesquisa de mercado é a chave do sucesso ao longo desse processo.

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