Os dados divulgados no último Relatório Anual da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL revelaram que existem oportunidades de negócios para empresas provedoras de internet expandirem sua atuação no mercado. De acordo com o documento, 38% das cidades brasileiras ainda não têm conexão com a internet por fibra ótica. Nesses municípios vivem cerca de 15% da população, grande parte nas regiões Norte e Nordeste do País.
Em contrapartida, três estados brasileiros já estão totalmente “fibrados” desde dezembro de 2017: Distrito Federal, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Atualmente, as empresas provedoras de internet são responsáveis pela expansão da banda larga no País, e atuam, principalmente, em regiões onde as grandes operadoras não chegam. No entanto, existe ainda um mercado inexplorado que os ISPs podem investir para ampliar o fornecimento dos serviços. Para isso, é importante estar à frente da concorrência e oferecer soluções de qualidade superiores para se manter competitivo no mercado.
Para acompanhar as principais transformações no mercado de ISPs nos próximos anos é de fundamental importância adotar novas tecnologias. Especialmente soluções que contribuem para o aumento da receita, otimização da rentabilidade da rede e melhoria na experiência dos usuários.
De acordo com pesquisa divulgada pela ANATEL, os principais motivos da insatisfação dos consumidores estão diretamente relacionados à qualidade na prestação do serviço de banda larga fixa. Na maioria dos casos, as avaliações negativas foram devido ao tempo de espera nas ligações telefônicas e à demora das operadoras em resolver as demandas dos clientes.
Por esse motivo, as inovações adotadas pelas empresas provedoras de internet devem estar associadas à melhoria do relacionamento com o consumidor, assim como na personalização dos serviços prestados e na interação com o público. Afinal, para se destacar em um mercado altamente competitivo não basta apenas manter a satisfação dos clientes, é preciso oferecer experiências diferenciadas nos mais variados canais de comunicação da empresa.
Saiba mais sobre inovação tecnológica aliada a empresas provedoras de internet no nosso podcast, o Provecast!
Tecnologias aliadas à gestão impulsionam o crescimento e competitividade de empresas provedoras de internet
Cerca de 29% dos domicílios brasileiros ainda não têm qualquer tipo de acesso à internet. O dado revela que há um cenário promissor com ótimas oportunidades de negócios para as empresas provedoras de internet. Apesar de ser alto o número de domicílios desatendidos, a competitividade no mercado de telecomunicações é maior a cada dia. É por esse motivo, que os ISPs devem reconhecer as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas como aliadas para aproveitar as chances que aparecem.
Para se manterem competitivos frente à concorrência, os ISPs devem assegurar que a expansão da internet continue avançando, assim como a qualidade das conexões e da experiência do usuário. Para contribuir com as empresas provedoras de internet e garantir que elas acompanhem as mudanças influenciadas pela transformação digital, a Cianet por meio do ISP Next Lab — Laboratório de Inovação está desenvolvendo iniciativas focadas em promover novas tecnologias para o segmento.
A empresa referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de provedores regionais de internet está atuando em diferentes frentes e investindo no desenvolvimento de soluções inovadoras para esse mercado.
Um desses produtos é o Chatbot para vendas e suporte aos clientes. A ferramenta utiliza inteligência artificial aplicada à provedores de internet para ajudar a entregar uma melhor experiência aos assinantes e promover aperfeiçoamento no desempenho da prestação dos serviços de telecomunicações. Ao utilizar esse recurso, as empresas provedoras de internet passam a disponibilizar aos assinantes um novo canal de atendimento online que proporciona maior agilidade no atendimento, além de permitir a redução de custos e aumento da produtividade para empresa.
Outro serviço que a Cianet passou a oferecer às empresas provedoras de internet é o Relatório de Dados. A ferramenta utiliza informações do mercado de Telecom para apoiar a tomada de decisão dos ISPs no momento de fazer a expansão de rede ou definir esforços estratégicos de venda. Neste relatório é possível ter acesso à uma análise de oportunidades por municípios. Assim, as empresas provedoras de internet conseguem traçar um plano de ação para estratégias comerciais efetivas e redução de ociosidade da sua rede.
Além das iniciativas apresentadas, a Cianet permanece estudando novas tecnologias para o mercado de provedores regionais de internet, como por exemplo a Internet das Coisas. Nos próximos anos, oferecer aplicações de IoT será cada vez mais comum na operação dos provedores para atender às novas demandas de objetos inteligentes e conectados.
Estas e outras tecnologias devem ser discutidas durante o encontro periódico ISP Next Summit, considerado uma das iniciativas promovidas pela Cianet para inspirar os provedores regionais a adotarem a mentalidade de inovação e convidá-los a criarem juntos o futuro do mercado de ISPs.
Quer participar do ISP Next Summit 2018? Clique aqui e garanta seu passaporte para a segunda edição do evento.