Fibra óptica e ISPs são a solução para a velocidade da internet brasileira

O cenário para provedores de internet no Brasil é promissor. Na semana passada, no Painel Telebrasil, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, anunciou que, até 2019, o objetivo do governo é elevar a velocidade média de banda larga de 3,5 Mbps para 24 Mbps. Segundo ele, o Brasil precisa sair dessa situação “vexatória” e isso só será possível pulverizando redes de fibra óptica pelo país.

Esse discurso vem ao encontro do que o gerente de projeto do departamento de Banda Larga do Minicom, André Moura Gomes, falou no mês passado no evento C​ianet in.loco em Brasília/DF​, acrescentando que os ISPs têm papel fundamental nesse processo de democratização. Segundo ele, a parceria público-privada é muito bem-vinda, com empresas que têm interesse no cumprimento de metas.

Martinhão disse ainda que se não houver a pulverização da fibra óptica, daqui a quatro anos a velocidade da internet continuará praticamente a mesma de hoje. De acordo com ele, o sistema sem fio é inviável para solucionar o problema da banda larga nas grandes cidades brasileiras. Ele defende que somente o investimento na infraestrutura de fibra óptica pode tirar o Brasil da atual posição.

​Você, provedor, já pensou em investir em fibra óptica? Temos um e-book que pode ajudar você a planejar a expansão da sua rede. Faça o download gratuitamente abaixo:

Arte para blog (1)