A criatividade é o limite para a oferta de produtos e serviços para TV por assinatura

Realizar consultas médicas à distância, atendimentos bancários, jogar entre amigos e recomendar um programa de TV. Tudo isso pode ser realizado através da interface da televisão

Temos diversas vezes batido na tecla de que seu provedor precisa cada vez mais oferecer uma maior diversidade de produtos e serviços aos seus clientes, tanto para concorrer com as grandes operadoras (e também com pequenos provedores) quanto para gerar mais faturamento e ampliar suas fontes de renda. É o chamado upselling, que utiliza uma infraestrutura já implementada para oferecer mais opções. No triple-play, a grande possibilidade para isso é crescer em produtos e serviços para TV por assinatura.

Dependendo da sua infraestrutura de TV, você pode incluir serviços gratuitos, que vão fidelizar ainda mais seus clientes, ou até mesmo, serviços pagos e bastante personalizados, principalmente se você possuir uma infraestrutura para IPTV, que é mais maleável do qualquer outra tecnologia, já que permite a transmissão de dados em sentido duplo – da operadora até o cliente e vice-versa.

Além do que já temos citado no Blog da Cianet, que é a possibilidade da oferta de serviços como e-commerce (ou t-commerce), monitoramento de imagens, TV on Demand, Video on Demand e games, há serviços ainda mais específicos que podem ser ofertados. De fato, se você possui uma infraestrutura para IPTV, as possibilidades vão depender da criatividade do provedor.

Seguem algumas ideias possíveis de produtos e serviços para TV por assinatura:

Redes sociais

Você pode ofertar a possibilidade de formação de círculos sociais entre os assinantes. Por exemplo, pessoas que assistem a um determinado programa, como uma partida de futebol, podem ver quais amigos a estão assistindo também e se comunicar com eles pela interface da TV. As pessoas podem também dar notas aos programas, enviar mensagens e recomendações para amigo com os links para os programas, etc. Além disso, a própria TV pode recomendar programas para seu usuário assistir, com base no que ele costuma gostar. O serviço pode oferecer também a possibilidade de formação de comunidades, para que seus clientes possam discutir entre si o que assistem e compartilhar fotos, textos etc.

Serviços interativos

A gama de de aplicações na TV por assinatura é quase infinita, mas na prática, o nível de participação está ligado à programação dos canais. Muitas pessoas não consideram a TV um meio interativo, e elas irão interagir apenas se existir uma mensagem na tela, incluindo uma propaganda. Como exemplo, estão programas de TV interativos, pelos quais as pessoas podem interagir pelo controle da TV, votando em algum show ou respondendo questões em um quiz; jogos, que podem ser gratuitos ou pagos, juntando usuários para jogar um mesmo game e formando times e clubes (isso é chamado de MMOG – Massively Multi Player Online Games); e compras online via programação, como, por exemplo, a possibilidade de clicar na saia que a protagonista da novela está usando e entrar em uma loja online para adquiri-la.

Serviços de saúde

A chamada telemedicina já é realidade em muitos locais. A sua infraestrutura de TV pode ser um canal para auxiliar a área da saúde, proporcionando aos seus usuários a realização de consultas via TV, leitura de exames, entre outras possibilidades.

A verdade, portanto, é que os produtos e serviços para TV por assinatura são infinitos. Basta pontuar uma demanda e pensar em uma solução. A plataforma já está aí.

Fonte: INDDC