Conheça as 3 principais tendências para IPTV em 2015

A Report Buyer publicou recentemente um relatório que apresenta algumas tendências bastante interessantes para smart TV, TV digital e IPTV em 2015. Baseados nesse documento, para auxiliar gestores de operadoras na tomada de decisão acerca de quais soluções deverão investir neste novo ano, produzimos este post com as três principais tendências para a TV via protocolo de internet. O que podemos adiantar é que os usuários são os “reis” de toda estratégia de sucesso a ser implementada por operadoras interessadas nesse formato de distribuição de conteúdo televisivo. Veja:

Respeito à escolha dos consumidores

O hábito dos usuários tem provocado mudanças profundas nos modelos de transmissão de conteúdos televisivos. A TV on demand, por exemplo, surge para respeitar o direito que consumidores têm e cada vez mais apresentam na escolha de quando, onde e como desejam ter acesso à determinada programação. A Report Buyer acredita na escolha do público como chave no processo de revolução da mídia digital.

O IPTV em 2015 surge como possibilidade de suporta à TVoD, uma vez que um aplicativo pode ser adicionado ao decodificador. Aqui no blog da Cianet, nós já explicamos o que caracteriza o modelo de distribuição da televisão sob demanda (TVoD), veja as funcionalidades.

Utilização de vídeo em publicidade

Não só o IPTV em 2015, mas todos os outros modelos de televisão paga irão apostar cada vez mais em modelos de publicidade em vídeo, principalmente aqueles financiados pelos próprios provedores – e não apenas pelos canais, como acontece com maior frequência. Afinal, trata-se de um formato bastante eficaz, que permite uma definição bem clara de público-alvo baseada nos hábitos dos consumidores, a exemplo da iniciativa do Instagram, conforme relata o portal Olhar Digital.

Outra justificativa para essa realidade consiste no número de empresas interessadas em investir nesse modelo costuma ser grande, o que faz com que as possibilidades de faturamento dos provedores sejam ampliadas. Por consequência, o retorno sobre o investimento tende a ser maior.

Consumo multi-telas

O uso de vídeo em propagandas abre caminho para outra tendência que deve se confirmar neste novo ano: conteúdos exibidos em múltiplas telas. Afinal, é cada vez mais comum que usuários vejam televisão acompanhados de seus tablets e smartphones, não é mesmo? O IPTV em 2015 e daqui pra frente deverá suportar essa demanda multi-telas.