Como a TV digital mudou o mercado de telecom brasileiro?

Já não assistimos mais televisão como antigamente. O telespectador de hoje é mais exigente porque tem mais qualidade e autonomia com o advento da TV digital

A TV digital vem mudando a maneira de se assistir televisão no mundo todo. Por meio dessa tecnologia, a qualidade, principalmente do áudio e do vídeo da televisão, ganhou um upgrade. Além disso, a possibilidade de interação e de assistir televisão em dispositivos móveis também beneficiou os telespectadores.

O que mudou?
Para entender as diferenças entre a TV analógica e a TV digital, seguem as principais distinções:

  • Imagem: Em uma TV Full HD, a tela pode mostrar 1920 pixels na horizontal e 1080 na vertical, totalizando 2.073.600 pixels. A nitidez é muito superior à imagem analógica, com percepção de detalhes e cores.
  • Som: A princípio, a TV utilizava o padrão mono, com apenas um canal de áudio. Em seguida, o padrão estério, com dois canais. A TV digital passa para seis canais e sistema surround, aumentando a imersão do telespectador no ambiente da cena.
  • Mobilidade: A possibilidade de assistir à programação em dispositivos móveis, como celulares, mini-tvs, notebooks etc. é outro benefício da TV digital.
  • Sem interferências: Não há falhas no sinal digital. Todos os telespectadores usufruem de uma programação sem chuviscos, ruídos, fantasmas ou quaisquer problemas.
  • Acessibilidade: Facilidade para gravação de programas.
  • Interatividade: A televisão digital interativa traz o conceito de comunicação bidirecional, com a possibilidade de interação do usuário com a informação.

Por esses e outros motivos, a TV digital é considerada uma revolução não somente tecnológica, mas também social, já que o usuário tem muito mais autonomia e, ainda, a possibilidade de interação. Essa mudança impacta na indústria, comércio e serviço no país e tem grande influência nos provedores de TV por assinatura, que precisam disponibilizar uma melhor tecnologia, baseada, principalmente, em redes ópticas. Assim, é possível oferecer serviços de interatividade, gravação da programação, entre outros, indispensáveis para a competitividade do mercado pós TV digital.

Fonte: Teleco

Você é provedor e tem alguma experiência para comentar sobre a TV digital? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.