Chatbot para provedores: como otimizar o atendimento usando o WhatsApp

O atendimento online facilita muito a vida dos clientes, pois permite que o consumidor converse com o atendente a partir de qualquer dispositivo móvel. Essa é uma das maiores vantagens do chat para provedores, a flexibilidade que proporciona ao cliente. Embora seja uma ferramenta bastante comum hoje em dia, ainda existem empresas que não utilizam esse recurso. Ou ainda empresas que utilizam recursos que não são específicos para atendimento comercial. Neste artigo, você vai entender melhor sobre o assunto e conhecer as diferenças entre as opções que existem no mercado. Continue a leitura e entenda melhor como o chatbot para provedores pode ajudar o seu negócio.

Por que o WhatsApp está sendo muito utilizado no atendimento ao cliente?

O WhatsApp é um aplicativo popular, usado por 93% dos brasileiros. O aplicativo é o preferido por permitir conversas com várias pessoas ao mesmo tempo, de forma rápida e econômica. Além disso, o usuário tem acesso às suas mensagens e conversas a poucos cliques no celular.

Essa facilidade começou a ser usada também pelas empresas, que queriam construir um canal de comunicação ágil e fácil para todos os envolvidos.

A empresa consegue reduzir os custos com outras ações de atendimento e centralizar todas as solicitações dos clientes em um só lugar. Os benefícios que o chatbot por WhatsApp oferece podem variar de acordo com o tipo de solução utilizada. Isso porque o WhatsApp tem um recurso próprio para empresas e outro para o usuário comum.

 

WhatsApp, WhatsApp Business e Chatbot por API: você sabe quais são as diferenças?

WhatsApp comum

Essa é a versão convencional e mais popular, pois é o modelo utilizado diariamente pelos usuários. É mais indicado para o uso pessoal e não conta com recursos específicos para empresas, ainda assim, é utilizado por alguns tipos de negócios, como lojas, salões etc. A versão oferece os seguintes benefícios:

  • realiza chamadas de voz e vídeo;
  • permite o compartilhamento de documentos;
  • conta com um recurso de publicação de Status;
  • faz o envio de mensagens de texto, áudio e vídeo;
  • possibilita a criação de grupos e linhas de transmissão;
  • pode ser acessado pelo navegador do computador, por meio do WhatsApp Web.

As ferramentas disponibilizadas pelo WhatsApp convencional oferecem uma comunicação rápida e fácil para os usuários. No entanto, não são as melhores opções para quem precisa ter um chatbot para provedores.

O primeiro motivo é que o recurso é muito pessoal, mesmo que a empresa mude o nome e a foto, o serviço ainda estará vinculado a uma conta pessoal. Além disso, não é possível personalizar o atendimento e contar com outros recursos específicos.

WhatsApp Business

Essa é uma versão menos popular, pois é indicada para empresas. A ferramenta foi desenvolvida para pequenos empreendedores que precisam organizar e personalizar o atendimento ao cliente. Com o WhatsApp Business, a empresa consegue:

  • fazer o envio de mensagens;
  • fazer chamadas de voz e vídeo;
  • publicar seu catálogo de produtos;
  • expor os dados comerciais da empresa;
  • compartilhar documentos com os clientes;
  • programar o envio de mensagens automáticas.
  • classificar e responder rapidamente a mensagens;
  • fazer marcação de clientes e pedidos por etiquetas;
  • ter acesso a estatísticas de quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

A conta comercial permite que as empresas tenham acesso a um canal simples e prático para se comunicar com o cliente, que não tem grandes dificuldades para fazer contato. Dessa forma, a empresa consegue organizar e otimizar seu processo de atendimento.

Chatbot para provedores por API

O Chatbot por API é um recurso que pode ser personalizado para as necessidades da empresa. Por isso, é o modelo de chatbot mais indicado para provedores, que contam com necessidades especiais e precisam personalizar o atendimento dos clientes, além de receber um volume muito maior de atendimentos.

A principal característica desse chatbot para provedores é a possibilidade de construir uma automação de atendimento mais inteligente. Em vez de criar mensagens padrão, que são enviadas de acordo com algumas ações do cliente, o chatbot por API conversa sozinho com  o cliente.

Por meio de uma inteligência artificial, o sistema recebe as perguntas e envia as respostas para o cliente. Em alguns níveis mais avançados, o sistema consegue aprender com as experiências e formular respostas que não estavam programadas. Isso proporciona maior autonomia para o atendimento, mas não elimina a necessidade do atendimento humano.

Em atendimentos mais complexos, a participação de um atendente é fundamental. Além disso, por meio do chatbot por API, o provedor também consegue atender pelo WhatsApp.

Dicas para melhorar a experiência do seu cliente no atendimento pelo WhatsApp

A vantagem do atendimento online é a facilidade que o cliente tem de entrar em contato a qualquer momento. Manter esse benefício é fundamental para oferecer uma boa experiência. Além disso, outras ações podem ser adotadas, como:

  • não limite o cliente a um horário de atendimento, garanta que ele terá seu problema resolvido em qualquer momento;
  • ofereça um atendimento inicial para as perguntas mais comuns, isso evita que o cliente perca tempo sem necessidade;
  • programe o seu chatbot para oferecer um atendimento personalizado;
  • invista em soluções baseadas em machine learning, que aprendem com as interações dos usuários;
  • monitore e avalie o atendimento periodicamente.

Tudo isso será possível se você utilizar uma ferramenta de atendimento adequada para as suas necessidades. Por isso, invista em uma solução especializada no seu tipo de negócio, o sistema de chatbot para provedores é o que você precisa. Conheça melhor o Mobo, o chatbot para provedores da Cianet.

Case FLIN