A Inteligência Artificial se tornou um assunto frequente no ramo de tecnologia. Muito tem se falado sobre suas aplicações, benefícios etc., mas para muitas pessoas ainda é um termo desconhecido. Afinal, qual é o uso da inteligência artificial no dia a dia e como pode influenciar nas atividades do seu provedor?
Você já se fez essa pergunta em algum momento? Essa é a hora de encontrar as respostas e descobrir o que de fato pode mudar em seu trabalho se você aplicar a inteligência artificial no dia a dia. Continue a leitura e descubra!
O que é inteligência artificial?
De forma simples e prática, inteligência artificial é a capacidade que a tecnologia tem de executarem atividades humanas de forma inteligente. Ou até mesmo, realizar uma atividade que inicialmente só seria possível por um humano, como se comunicar com outra pessoa.
Um exemplo comum de uso de inteligência artificial é por meio dos chatbots, sistemas de conversação que se comunicam com os clientes de forma simples. Provavelmente, você já foi atendido por um chatbot, quando estava comprando um produto e precisou tirar uma dúvida, quando quis reclamar de uma compra ou no atendimento do seu banco.
O recurso é programado com base em uma série de especificações, e pode ser utilizado de diferentes formas. A mais comum é no atendimento ao cliente, respondendo suas dúvidas. O público consegue interagir com a solução, que vai enviar respostas pré-definidas após identificar a intenção do usuário. O sistema aprende com as interações do usuário e consegue entregar respostas mais alinhadas com o que ele espera. Quando não tiver a resposta em sua programação, o sistema vai reportar que não conseguiu entender o usuário e pedir para que ele seja mais específico ou reescreva a frase. Com base nisso, o sistema é treinado para melhorar seus próximos erros.
Mas não é só dessa forma que a inteligência artificial pode ser usada. A tecnologia é aplicada de diversas formas e sempre será configurada e constantemente aprimorada por um humano. Isso quer dizer que, apesar de ter capacidade para se aperfeiçoar, ainda não é capaz de operar de forma autônoma, sem nenhum tipo de comando.
O uso da inteligência artificial no dia a dia do provedor é bastante amplo, pode ser aplicado de diversas formas, para melhorar o atendimento do seu cliente, tornando-o mais ágil, facilitando os processos da empresa e reduzindo os gargalos da sua operação.
Veja a seguir, algumas formas de usar a inteligência artificial no dia a dia do seu provedor.
Inteligência artificial no dia a dia do seu provedor: 5 aplicações para o seu negócio
Atendimento ao cliente
O chatbot é configurado para responder às demandas do seu público, atendendo necessidades frequentes dos seus clientes.
Entre outras vantagens, com o chatbot, a empresa consegue reduzir os gargalos em seu atendimento. O sistema faz o primeiro atendimento ao usuário, ou seja, o sistema faz o primeiro atendimento ao usuário, seja em solicitações de vendas, boletos ou até para pedidos de suporte. No caso do fluxo de suporte, quando o atendimento é mais complexo, o sistema repassa o cliente para o suporte humano.
No MOBO, sistema de chatbot da Cianet, essas interações são analisadas e organizadas em gráficos. As informações podem ser usadas pelos provedores para auxiliar na tomada de decisão e melhorar o controle e o gerenciamento dos atendimentos.
Recomendações inteligentes
O cliente acessa o site do provedor interessado em contratar um serviço, faz diversas buscas, navega pelas páginas e sai do site. O sistema captura as informações daquele acesso e analisa o comportamento do usuário.
A Netflix, por exemplo, plataforma de streaming, utiliza a inteligência artificial para entender como os usuários interagem na plataforma e identificar suas preferências. Assim, consegue entregar conteúdo direcionado e relacionado com os interesses do público.
Em seu provedor é possível fazer o mesmo. A inteligência artificial pode ser usada para analisar as interações no site e os produtos de maior ou menor interesse do público.
Identificação de público
A inteligência artificial é capaz de analisar os clientes de sua empresa, o perfil desse público, cruzar suas informações e identificar pontos em comum. A junção desses dados pode entregar informações importantes e ajudá-lo na construção de um público.
Assim, é possível saber quem são as pessoas que estão mais inclinadas a se interessar e contratar um de seus serviços. Você pode utilizar essa informação para promover melhor os seus serviços de internet e atingir mais pessoas.
Campanhas de mídia segmentadas
Os dados obtidos na análise do público são usados na identificação dos interesses dos clientes. Dessa forma, as campanhas de mídia podem ser segmentadas de acordo com o perfil de cada grupo.
As campanhas podem ser criadas para atingir os clientes em diferentes momentos de seu processo de compras, não necessariamente quando estão procurando um serviço de internet. Além disso, as campanhas podem aparecer em diferentes ambientes, de acordo com o tipo de interação do usuário.
Retenção e fidelização do cliente
O bom atendimento é fundamental para toda empresa que trabalha com o público. Nesse sentido, é importante lembrar que a qualidade não está relacionada apenas com a satisfação do cliente na resolução de problemas técnicos, mas também com a experiência nos diferentes pontos de atendimento do provedor.
Isso quer dizer que o cliente avalia quanto tempo teve que esperar para ser atendido, a agilidade no atendimento, a cordialidade, a paciência do atendente, entre outros fatores. O chatbot se destaca em todos esses quesitos, pois o cliente é atendido de forma imediata e a qualquer momento do dia. Ou seja, não existe um horário de atendimento ao cliente, quem define quando quer ser atendido é o próprio consumidor.
Essas são apenas algumas aplicações da inteligência artificial no dia a dia do seu provedor. Que tal conhecer outras tendências que podem aperfeiçoar a qualidade dos seus serviços e destacar o seu negócio da concorrência? Confira no infográfico a seguir.