Resistência ao triple-play: Como incentivar seus clientes a aderirem aos três serviços

A maioria das operadoras têm concentrado esforços em oferecer serviços diversos. O combo triple-play é realidade para muitas, mas ainda há resistência dos clientes. Um estudo feito pela pela Amdocs, companhia que desenvolve soluções e sistemas de TI para empresas de telecomunicações, revelou que 47% dos latino-americanos entrevistados possuem os três serviços – TV, telefonia e internet – mas apenas 3% deles usam a mesma operadora. Por que isso acontece? Os motivos são diversos, alguns não tão lógicos, mas cabe às operadoras reverterem esse quadro.

A pesquisa não revela os motivos e eles podem variar muito. Cabe ao dono do provedor agir para descobrir caso a caso, Se o cliente sempre teve o serviço de uma determinada operadora, por exemplo, pode ser que queira continuar com ela apenas por comodismo. Nesse caso, o único trabalho que pode ser feito é o de convencimento. Cabe ao vendedor da operadora mostrar as vantagens e facilidades de ter o combo, a economia que o cliente pode fazer e provar que ele não terá perdas, apenas vantagens, com a migração.

Qualidade dos serviços

Caso seus argumentos não estejam sendo convincentes, cabe refletir sobre os motivos da resistência. A primeira pergunta a se fazer é: será que o meu triple-play tem qualidade? ou seja, será que os três serviços que a minha operadora oferece são igualmente bons?  ​É preciso responder com sinceridade a essa pergunta e, se a resposta for não, é bom ver o que está acontecendo. Talvez seja a hora de investir em tecnologia e melhorar a qualidade do serviço.

Preço do triple-play

Outro motivo para atrair o cliente para o triple-play é o preço. Ter os três serviços da mesma operadora precisa ser vantajoso. E não adianta oferecer vantagens por tempo determinado ou serviços com letras miúdas que só servem em condições bem específicas. Lembre-se: se ​o cliente está com você, nos três serviços, ele precisa ser tratado de forma diferenciada.

Atendimento diferenciado

Nos dias de hoje reputação é tudo. Alguns clientes aceitam até pagar mais por um serviço, desde que sejam bem antendidos e sintam-se satisfeitos. Para concorrer com os grandes, pequenos provedores precisam ter um diferencial, por isso invista em atendimento. Muitas empresas menores se destacam porque conseguem oferecer serviços mais personalizados. Com o cliente conquistado, fica mais fácil fazê-lo migrar para o triple-play. Para saber mais sobre esse tópico recomendamos a leitura do artigo escrito pela diretora comercial da Cianet Silvia Folster nesse link.

Com um bom serviço, preço competitivo e atendimento diferenciado, fica mais fácil conquistar o cliente e atraí-lo para o triple-play. O importante é investigar os motivos pelos quais a fidelização não está acontecendo. Estimule os funcionários a descobrir caso a caso, treine os seus técnicos e vendedores e ​importe-se com as necessidades de cada cliente e cada vez mais pessoas migrarão para seus serviços.