Tipos de polimentos e em que situação usá-los

Como já falamos anteriormente no blog, um dos pré-requisitos para a instalação da fibra óptica é o conector pré-polido. Esse equipamento reduz o tempo de ativação de clientes novos, com baixa atenuação do sinal óptico. Neste post, explicaremos os tipos de conectores ópticos e, principalmente, os tipos de polimentos que eles recebem, o que está totalmente relacionado ao desempenho dos conectores na rede. Abaixo, conheça, primeiramente, os tipos de conectores ópticos:

ST (Straight Tip):

É provavelmente o conector para redes multimodo mais utilizado, mas vem perdendo espaço para conectores mais recentes. O ST é um conector estilo baioneta, com um ferrolho para segurar a fibra – que pode ser cerâmico, de metal ou plástico.

 

SC(Standard Connector):

É um conector “snap-in” bastante utilizado por sua excelente performance e fácil manuseio. Hoje, os preços dos conectores SC são compatíveis aos ST. Antes, os SC não eram muito utilizados por custarem o dobro do preço dos ST.

FC(Furrele Connector):

É um conector monomodo e já foi muito usado durante muitos anos. Por conta de uma leve dificuldade no manuseio, está sendo substituído por conectores SC e LC.

LC (Local Connector):

É um conector pequeno, metade do tamanho de um SC. Com uma boa performance, tem sido bastante utilizado em redes monomodo.

Todos esses conectores podem possuir tipos de polimentos distintos, dependendo de sua utilização. São eles:

PC ou Physical Contact Polishing, SPC ou Super Physical Contact Polishing e UPC ou Ultra Physical Contact Polishing

A superfície de contato do conector (PC) é polida no formato convexo, permitindo contato entre superfícies, eliminando possíveis lacunas de ar. A perda de retorno nesse tipo de conector é em torno de -40dB, tendo sua aplicação em taxas até 1Gbps. Atualmente é o mais utilizado.
Já o conector Super Physical Contact (SPC) é uma evolução tecnológica sobre os conectores PC, no qual as superfícies são polidas com melhor acabamento e permitem maior precisão no contato entre os conectores. Nesse caso, a perda de retorno foi reduzida, ficando em torno de -45dB.
Por fim, o conector UPC mantém as mesmas características físicas dos anteriores, porém sua superfície recebe um acabamento muito mais preciso em relação aos modelos PC e SPC. Sua perda de retorno é ainda menor, ficando em torno de -55dB, tendo sua aplicação em taxas até 2,5Gbps.

 

APC ou Angled Physical Contact Polishing

Modelo mais recente e com extremidade em ângulo, o que permite manter uma conexão ainda mais firme e precisa entre dois polimentos. Devido ao encaixe entre os conectores, a perda é muito baixa, em torno de até -70dB, tornando-os capazes de transmitir dados em super alta velocidade a dezenas de quilômetros. Atualmente é utilizado em sistemas de TV e sistemas telefônicos.

 

Para saber mais sobre montagem e desmontagem de conector pré-polido, assista ao tutorial elaborado pela Cianet. Basta clicar aqui e assistir ao vídeo!