Quem trabalha no setor de telecomunicações sabe que a inovação é um dos principais pilares desse mercado. Para oferecer um serviço de qualidade é essencial manter em seu portfólio equipamentos sempre atualizados. Mas se por um lado a evolução oferece inúmeras vantagens, como aumento de produtividade e redução de custos, por outro pode ser um grande desafio, principalmente quando falamos de um produto descontinuado.
A substituição de soluções antigas por outras que utilizam tecnologia mais avançada é um processo bastante comum e necessário para garantir uma conexão rápida e com baixa latência. Mas nessas horas muitas dúvidas costumam surgir entre os provedores: como saber se o equipamento que utilizo foi descontinuado? Devo fazer a troca imediata do meu produto? Como fica a questão da assistência técnica e de reposição de peças defeituosas? Confira a seguir as respostas para todas essas questões.
O que é preciso saber no caso de um produto descontinuado
Ter um produto descontinuado pode ser uma grande dor de cabeça para os provedores de internet se o processo não for bem gerenciado pela empresa responsável pelo fornecimento de equipamentos. Baseada em sua política de transparência, a Cianet comunica aos seus clientes e parceiros comerciais todos os casos de término de produção por meio de um aviso de encerramento de linha de produção.
Neste documento, são informados os códigos dos produtos que deixarão de ser fabricados, as linhas às quais eles pertencem e um breve descritivo do equipamento. É detalhado também o cronograma de encerramento, com a última data para a compra e para o fornecimento de componentes. Caso tenham mais dúvidas, os provedores podem entrar em contato com o serviço ao cliente por meio do Atendimento Digital, plataforma disponível 24 horas por dia. As informações também ficam disponíveis no site da Cianet.
Para reduzir os inconvenientes relacionados à substituição de produtos, a Cianet trabalha ainda em duas frentes:
- Internamente, com base nos indicadores de RMA (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Devolução de Mercadoria), faz a análise do histórico do produto nos últimos 12 meses para definir o número de componentes e equipamentos que será necessário assegurar;
- Externamente, preparando as assistências técnicas parceiras para que estejam aptas a prestar o serviço continuamente.
Dessa forma, se qualquer dispositivo que ainda esteja no período de garantia apresentar problema e seja preciso trocar uma peça, o cliente pode contar sempre com a possibilidade de reposição, mesmo no caso de um produto descontinuado.
Como funciona o ciclo de vida dos produtos de telecomunicação
Sabendo que a tecnologia empregada nas soluções para o mercado de telecomunicações costumam evoluir muito rapidamente (em geral, entre 3 e 5 anos é preciso fazer uma modernização), a Cianet tem um processo bem definido para a substituição dos produtos do seu portfólio. E esse planejamento inicia ainda na fase de concepção da ideia, estando presente também nas etapas de definição do projeto, de desenvolvimento até o lançamento.
Antes de colocar qualquer solução no mercado, uma equipe de especialistas faz testes internos que asseguram não apenas o bom funcionamento dos dispositivos, mas também a capacidade produtiva do fabricante. Essa prática é importante para garantir que ele está apto a entregar o produto de forma rápida quando necessário e que dispõe de um número suficiente de peças de reposição.
Na busca pelo parceiro de tecnologia ideal, a Cianet também trabalha em conjunto com o fornecedor para que ele seja capaz de manter a versão do produto no mercado o maior tempo possível. Outros quesitos avaliados são a compatibilidade com as demais soluções que os nossos clientes já utilizam e a qualidade dos materiais. Todos esses aspectos ajudam a prolongar o ciclo de vida do produto, minimizando os problemas causados pela retirada de determinada linha de dispositivos do mercado.
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