Redes para condomínios: investimento lucrativo para provedores

O investimento em redes para condomínios pode gerar uma boa lucratividade para o provedor e muitas opções para o cliente. Isso porque, dependendo da plataforma escolhida para a oferta de serviços triple-play (internet, TV, telefone), é possível aumentar o pacote e inserir muitos outros serviços, inclusive sistemas de monitoramento de imagens, sem depender de inúmeros fornecedores.

Atualmente, os condomínios em geral utilizam um sistema de antena coletiva precário para a recepção de canais abertos, interligado por cabo coaxial. Já o sistema de TV fechada depende de uma outra empresa, que atende via DTH (satélite) ou DVB-C (cabo). Ambos os sistemas apresentam a TV de forma linear, sem interatividade. Já para circuitos fechados de TV (CFTV), os condomínios contam com um outro sistema, que pode oferecer possibilidade de integração com a antena coletiva. A qualidade da imagem é inferior aos padrões exigidos hoje em dia. Com redes em condomínios bem estruturadas, há a possibilidade de aquisição de uma plataforma pela qual uma câmera IP se transforma em um canal, que pode ser visualizado em qualquer TV. O provedor pode ofertar esse serviço para os condomínios e configurar para que somente um grupo de usuários (assinantes) tenham acesso a ele. Pela plataforma Kingrus CMC, desenvolvida pela Cianet, por exemplo, o conteúdo filmado pode ser gravado pelo tempo desejável, funcionando como uma plataforma de IPTV, CFTV, telefonia e acesso a internet, proporcionando aos clientes um alto valor agregado. A infraestrutura da rede interna será por conta do condomínio e os dados chegam até ele por meio de fibra óptica. Com essa arquitetura e o sistema de IPTV, os provedores poderão oferecer:

  •  TVoD (TV on Demand)
  • Canais locais em HD
  •  Integração com a plataforma de IPTV para oferta de canais fechados
  • Biblioteca de filmes
  • Conexão multitelas
  • CFTV
  •  Acesso à internet
  • Telefonia

Assim, para os provedores, as redes em condomínios com a implantação do Kingrus CMC traz inúmeros benefícios, como a diluição dos custos de implantação (divididos com os usuários); a possibilidade de oferta de IPTV; o fim da necessidade de pagamento pela transmissão de um canal local e a economia de banda da rede. Para o usuário, existem ainda mais benefícios, entre os mais importantes a possibilidade de assistir aos programas na hora que quiser; a opção de pausar, avançar ou retroceder a reprodução; a dispensa dos serviços de outro provedor, recebendo CFTV, IPTV, internet e telefonia do mesmo fornecedor; a disponibilidade para criação de canais corporativos e a transmissão de vídeos de segurança. A implantação de redes para condomínios gera a possibilidade de ofertas de múltiplos serviços.