Qual tipo de conversor de mídia é mais adequado para minha operação?

Conversores de mídia são equipamentos ativos de rede, aplicados em redes P2P (point-to-point). Dentre os diversos modelos, existe um tipo de conversor de mídia que utiliza duas fibras e outro que utiliza apenas uma fibra como meio de transmissão (trabalha com WDM utilizando um comprimento de onda para transmitir e outro comprimento de onda para receber e vice-versa). Essa necessidade de uma ou duas fibras varia com a relação velocidade x distância x custo (quanto maior a distância e velocidade, mais caro é a cabeça óptica (fotodiodo emissor de luz), e, com isso, menor a chance de utilizar um conversor que utilize apenas uma fibra. Pensando nessa possibilidade de escolha das operadoras que oferecem internet, produzimos o post de hoje com algumas orientações.

Independentemente do tipo de conversor de mídia escolhido, esse equipamento será o responsável pela conversão entre os sinais ópticos e elétricos (e vice-versa) e pelos enlaces de fibra óptica – daí a economia possível. Possui, ainda, uma porta RJ45 com velocidade Ethernet (Fast ou Gigabit Ethernet).
São compatíveis com velocidades que variam entre 100 MB (Fast Ethernet) e 1 GB (Gigabit Ethernet). Há, portanto, seleção de velocidade de transmissão de dados na porta UTP de 10/100/1000 M e modos full duplex ou half duplex.

Existem conversores de mídia de diferentes disposições: rack e mesa, sendo o primeiro modelo alimentado por uma única fonte. Os dois tipos também diferem na otimização de espaço, centralização de energia e alimentação, principalmente. É válido escolher o modelo ideal com base em cada uma dessas variáveis. Afinal, esses equipamentos são usados com frequência pelos provedores para interligar torres ou prédios, por exemplo.
Outro contraste entre modelos de conversor consiste na conexão com distintas fibras: monomodo e multimodo, cabendo um tipo de conversor de mídia para cada caso. Assim é possível dizer que o hardware suporta controle de fluxo (flow control). Na linguagem técnica, o equipamento funciona como bridge.

Por fim, devemos lembrar que os conversores de mídia são baseados na tecnologia WDM, que abordamos em outro post aqui no blog da Cianet.
Possui alguma dúvida sobre o tipo de conversor de mídia ideal? Não deixe de compartilhar conosco pelos comentários abaixo.