Qual é o melhor momento para trocar tecnologia HPNA por fibra óptica?

 

Conforme já comentamos em algumas postagens do blog da Cianet, a fibra óptica é uma tecnologia que utiliza um filamento de vidro transparente, com alto grau de pureza, como meio físico. Possui diâmetro tão fino quanto um fio de cabelo, e é o meio usado para transmitir luz por longas distâncias. A solução permite carregar milhares de informações digitais com qualidade e sem perdas. Mas, afinal, qual é o melhor momento para trocar tecnologia HPNA por fibra óptica?

A fibra óptica oferece maior capacidade de transmissão de informação e largura de banda, possibilitando uma capacidade de transmissão de dados maior (com mais velocidade) e facilidade de instalação e manutenção. Quando comparada ao cabo de cobre, a fibra também ganha em potência do sinal transmitido e não sofre interferência eletromagnética, ou seja, ela sofre menor perda dos sinais e, por isso, consegue viajar por distâncias maiores sem sofrer interferências.

Além disso, a longo prazo a fibra óptica mostra-se mais rentável, uma vez que sofre menos deterioração. Como não sofrem interferência eletromagnética, não apresentam interferências de motores e linhas elétricas, diminuindo essas interações percebidas pelos clientes.

Mas quais os benefícios que a fibra óptica oferece em relação aos cabos coaxiais (HPNA)? Listamos alguns, veja:

Dimensões reduzidas

A fibra óptica oferece a possibilidade de dinamizar os serviços com uma infraestrutura de cabeamento menor, mais maleável e com menos chances de avarias ou perdas. Portanto, com cabos mais flexíveis e leves, aumenta-se a produtividade, podendo chegar a mais clientes com mais rapidez.

Capacidade para transportar grandes quantidades de informação

Fibras ópticas possuem altíssimas taxas de transmissão na ordem de Gbps (bilhões de bits por segundo), desde que haja equipamentos denominados conversores de mídias, que permitem atender a projetos mais robustos, ou seja, clientes com grande fluxo de dados.

Atenuação muito baixa

O cabeamento óptico permite grandes espaçamentos entre conversores e repetidores com distâncias superiores a algumas dezenas de quilômetros.

Imunidade às interferências eletromagnéticas

Ao contrário do cobre da tecnologia HPNA, a fibra óptica, além de trafegar mais informações, não sofre interferências, uma qualidade superior que é sentida pelo assinante, em seu aparelho de TV, por exemplo.

Matéria-prima muito abundante

A fibra óptica é um filamento de vidro, que também pode ser de material produzido com polímero. Sua matéria-prima, a sílica, é muito abundante e de baixo custo.

Facilidade de manuseio

O tamanho é muitas vezes menor do que o cabeamento de cobre (HPNA) e o peso também é significativamente mais baixo. Assim, os custos com transporte e mão-de-obra ficam reduzidos.

Mudar a tecnologia para fibra óptica é, portanto, para os provedores de TV a cabo uma excelente opção para melhorar suas capacidades competitivas no mercado. A solução oferece mais modernidade com custos menores de implantação e manutenção, mitigando problemas como interferências eletromagnéticas.

Fibra óptica é mais do que modernidade tecnológica, é também sinônimo de qualidade e seguranças nos serviços – totalmente percebidas pelos clientes.