Por que você deve preferir redes FTTA em ligações para condomínios

Por utilizar fibra óptica, a rede FTTA apresenta estrutura mais robusta e eficaz, dá a opção de oferecer triple play e IPTV, além de não exigir tanta manutenção

Entregar o link até os apartamentos por meio da fibra óptica. Esse é o propósito da rede FTTA (Fiber-To-The-Apartment, no termo em inglês), uma arquitetura de rede óptica indicada a condomínios ou prédios comerciais. Neste post, queremos explicar como funciona, os benefícios e a aplicação dessa modalidade de projeto de rede.

O atendimento a um prédio que necessite de uma rede FTTA pode ser feito de duas formas:

1. Conectar uma saída de um splitter externo diretamente à sala de telecom do prédio e a partir desta fazer o atendimento interno

2. Fazer uma rede ponto a ponto entre o provedor e o prédio, alocando uma OLT na sala de telecom

No caminho percorrido ao longo do prédio, até uma sala de telecom, a fibra óptica da rede FTTA sofre uma divisão de sinal por meio de splitters ópticos. Isso acontece para que a arquitetura implantada possa atender a todos os clientes. Outra maneira de garantir esse processo pode ser com a alocação de uma OLT – concentrador de rede xPON. Dessa forma, há o atendimento do prédio como um todo.

No entanto, essa segunda alternativa de instalação da rede FTTA é indicada apenas em situações nas quais existem muitas unidades de apartamentos ou escritórios. Da mesma forma, recomendamos o uso de um concentrador interno a fim de garantir a estrutura da arquitetura de rede óptica.

Todo esse processo é capaz de oferecer serviços de qualidade superior – afinal, estamos falando de uma rede totalmente estruturada em fibra óptica. Por se tratarem de cabos ópticos, há a facilidade na passagem de dutos internos. Nessa situação, um mesmo cabo consegue atender um número maior de clientes e, ao mesmo tempo, com qualidade superior quando comparado as demais redes cabeadas.

Também é válido destacar que, por ser de alta capacidade, confiabilidade e gerenciamento, uma rede FTTA é capaz de oferecer serviço triple-play (dados, voz e TV), inclusive IPTV, diretamente na unidade do assinante. Por fim, outro benefício: a estrutura apresenta menor necessidade de manutenção por não sofrer tanta corrosão, interferência, surtos elétricos e descargas atmosféricas.

Restou alguma dúvida sobre o tema ou deseja contribuir de alguma forma? Compartilhe conosco pelo espaço dos comentários.