Série Projetos de Integração: Redes PON LAN em hotéis para aumento de competitividade

Dando continuidade à série “Projetos de Integração”, neste post vamos dar enfoque à implantação de redes PON LAN em hotéis. Atualmente, os maiores desejos de empresários da hotelaria, na área de tecnologia, são: melhorar a experiência dos hóspedes, simplificar as operações e reduzir os equipamentos de TI. E todas essas demandas podem ser resolvidas com a implantação de redes PON LAN, em detrimento das antigas redes metálicas.

As redes PON LAN em hotéis possuem três proposições básicas:

Convergência

Nenhum negócio hoje em dia deve operar sistemas separadamente, como cabeamento, equipamento e sistemas de gerenciamento para voz, vídeo, dados, controle de acesso, segurança e Wi-Fi. Isso demanda muita manutenção, custos exorbitantes e é ineficiente. É preciso uma única e efetiva rede que una todos esses serviços.

Capacidade

O alto uso de aplicativos de banda larga tornam LANs legadas muito lentas. Hotéis geralmente rodam grandes quantidades de dados, tanto externos como internos. E redes com baixa capacidade podem colocar esses negócios em risco.

Mobilidade

Uma rede óptica bem desenhada e com APs (Access Points) Wi-Fi distribuídos de maneira correta permite uma maior qualidade de sinal sem fio para usuários, pois, o próprio sinal sem fio não irá interferir no sinal de outro AP e a fibra não irá causar nenhum tipo de interferência eletromagnética que possa prejudicar ou aumentar a latência do sinal que é enviado aos APs.

Áreas impactadas pelas redes PON LAN em hotéis

Redes PON LAN em hotéis aumentam a competitividade dessas organizações. Com a economia globalizada, o sucesso no ramo hoteleiro depende da redução de custos gerenciais e do aumento da qualidade dos serviços, para atrair mais clientes e satisfazer suas expectativas. Fatores que são impactados positivamente com a implantação de redes PON LAN em hotéis são:

Imagem da marca

O nome, ou a marca, do hotel identifica seus serviços. Em uma cadeia de hotéis, por exemplo, é preciso de um sistema de gerenciamento padrão para todas as filiais, que determine uma mesma ideologia e qualidade de serviços para todos os hotéis. Uma plataforma de marketing centralizada permite que a matriz gerencie as filiais remotamente por meio de uma comunicação efetiva.

Serviços

Basicamente, o sistema de serviços de um hotel se baseia na sua rede de dados e é divida em:

Serviços ao consumidor:

  • Internet banda larga
  • Internet wireless
  • Sistema de televisão
  • Sistema de conferência
  • Sistema de voz
  • Sistema de cartão do quarto
  • Sistema de música
  • Sistema de emergência

Serviços de gerenciamento interno:

  • Sistema de cartão de ponto da equipe
  • Sistema de vigilância
  • Sistema de voz
  • Sistema de gerenciamento de comida e bebida
  • Sistema de conferência multimídia
  • Sistema de automação

Segurança da rede

Um hotel deve garantir a segurança das informações dos consumidores e de seus próprios dispositivos de rede e arquivos de negócios. A segurança da rede é uma parte crítica do sistema de gerenciamento e precisa manter a rede segura de hackers, além de prevenir ameaças de usuários internos, garantir a comunicação segura entre a matriz e filiais, etc.

Eficiência em custos

Por conta da competição, é preciso que os hotéis maximizem o retorno de seus investimentos. O uso de redes PON LAN em hotéis minimiza as despesas de CAPEX (despesas de capital) e OPEX (despesas operacionais).

Conservação de energia

Todos os setores estão preocupados em se tornar verdes, ou seja, sustentáveis, assim como os hotéis. A utilização de redes PON LAN ajuda a reduzir os gastos com consumo de energia, já que os elementos passivos de rede não necessitam de eletricidade para funcionar. Por consequência, também há menos gastos com sistemas de refrigeração.

Veja abaixo um exemplo de aplicação de redes PON LAN em hotéis:

grafico pon lan hoteis

As redes PON LAN em hotéis são, portanto, um importante fator de competitividade para o segmento e o que há de mais atual para incrementar os serviços, tanto para os clientes como para o próprio empreendimento, além de melhorar a gestão do negócio. Leia aqui o case do hotel Sleep Inn Galeria, em Campinas.

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