Descubra as vantagens de utilizar um software de gerência

Sabemos que todos os equipamentos eletrônicos que possuem inteligência recebem comandos pela originária interface de linguagem de computação: a linha de comando, ou CLI (Command Line Interface). Então, por que devemos utilizar um software específico para fazer o trabalho que pode ser feito na base de linha de comando? Um software de gerência existe para atribuir valor aos equipamentos do usuário, além de otimizar, facilitar e agregar novas opções a todas as funcionalidades do produto.

Vantagens do software de gerência

A primeira vantagem existente em um software de gerência é a interface de usuário, normalmente amigável e de fácil uso, permitindo ganho de tempo na implementação da rede. É bem comum que essa interface seja composta por blocos e seu uso seja totalmente gráfico. O processo de ativação de um cliente xPON com o uso de um software de gerência, por exemplo, pode ser feito com poucos cliques predefinidos ao invés do uso de várias linhas de comando subsequentes para acesso ao diretório onde será feita a ativação.

Um software de gerência com funções avançadas permite uma gestão eficiente da rede do provedor e apresenta análises contra falhas. Caso uma ponta sofra interferência ou ocorra um problema específico em alguma parte da rede, ele é capaz de “isolar” esse problema e, dentro das limitações lógicas, pode automaticamente tratar o mesmo. Em caso de problemas físicos de rede (interrupção do uplink ou alguma ruptura na rede ODN, por exemplo), o sistema é capaz de gerar alarmes, acionar a redundância para que a operação não pare e alertar o operador para que possa resolver o problema de maneira rápida e eficaz.

Outro ponto importante é a agilidade em obter relatórios completos e personalizáveis sobre os mais diversos itens, configurações e aplicações de rede previstos pelo equipamento. Assim como a gestão de rede, relatórios também são fornecidos pela CLI, mas estes normalmente aparecem em formato de logs no sistema que devem ser tratados, lidos e interpretados pelo operador, dificultando assim seu uso eficiente.

Outra vantagem importante do software de gerência em relação à CLI é a base de dados completa da rede e dos clientes do usuário. Informações importantes contidas nessa base de dados são essenciais para o suporte em vários níveis, desde o suporte à instalação de um novo cliente, sua ativação na rede, suas premissas e funcionalidades de rede específicas, entre outras. Além disso, alguns softwares de gerência também permitem fazer configurações online e offline nos equipamentos.

É interessante procurar por um software de gerência mais robusto e multiplataforma, que automatize os processos de rede necessários. Ou seja, se o cliente possuir uma rede convergente e que utiliza diversas tecnologias, como xDSL, xPON, LTE, switches, etc., essa gerência poder ser feita com a utilização de um único software. Neste caso, o operador ganha em performance da rede, automatização, agilidade, gestão de monitoramento e relatórios completos, sem contar o tempo ganho ao poder gerenciar tudo em um único software.

Ao optar pelo uso de um software de gerência o provedor só tem a ganhar. Além de todas as facilidades de gestão, ele ainda tem a vantagem de não precisar fazer investimentos vultosos  no treinamento e capacitação dos seus técnicos para o uso do software.

E você? Já utiliza algum software desses? Conte pra nós a sua experiência nos comentários abaixo!