Como a tecnologia HPNA pode auxiliar o seu provedor

A tecnologia HPNA é simples, possui baixo custo e pode disponibilizar, além de telefonia e internet, o serviço de TV pelo mesmo cabo

Home Phoneline Network Alliance, tecnologia de acesso HPNA, é um padrão que permite a transmissão de dados, voz e imagem a partir de um mesmo cabeamento coaxial – há o provimento de serviços de banda larga e voz sobre uma mesma solução. A Aliança de Rede por Linha Telefônica, em tradução livre, começou a ser utilizada no Brasil com a distribuição de internet em edifícios ou locais com fácil acesso à estrutura telefônica. Hoje, já é possível oferecer serviços triple play para residências e empresas.

A HPNA vem sendo desenvolvida desde a década de 90 por uma associação formada por mais de 150 empresas líderes no mercado de informática e telecom e, no início, alcançava velocidades de transmissão de apenas 1 Mbps – utilizadas, principalmente, para interligar dispositivos via interface ethernet (computadores em rede). A versão atual do padrão alcança 160 Mbps.

Além da velocidade da conexão, a tecnologia em questão é capaz de tornar mais competitivo um provedor. Afinal, a solução apresenta menores custos com equipamentos, cabos e instalação quando comparada à fibra óptica. Em condomínios, por exemplo, os cabos que distribuem sinal de TV de antenas coletivas podem ser reaproveitados. Nesses mesmos locais, a estabilidade do sinal de dados também é beneficiada: a frequência do sinal de TV não é capaz de causar interferência. Além disso, pelo fato de a estrutura ser distribuída via cabeamento coaxial, há proteção contra roubo de sinal e maior confiança – em relação a uma rede via rádio, principalmente.

Um aspecto interessante da HPNA que gestores de provedor devem atentar está relacionado à aplicação. A solução torna-se mais interessante quando utilizada de forma híbrida e em conjunto com outras tecnologias. Um bom exemplo disso são provedores que utilizam rádio na distribuição de internet aos condomínios e, ao mesmo tempo, usam HPNA para levar o sinal até os clientes. Da mesma forma, o ponto de acesso de dados também pode ser feito por meio de fibra óptica até a entrada do condomínio e a distribuição interna via HPNA – o que diminui o custo por não ser necessário o investimento em uma rede toda de fibra.

Seu provedor utiliza essa tecnologia? Você possui alguma dúvida? Compartilhe seu relato conosco.