Como surgiu a HPNA no Brasil?

 

Importante tecnologia com alto custo-benefício para provedores de serviços banda larga, a HPNA teve sua adaptação para o mercado brasileiro realizada pela Cianet

Já tratamos aqui no blog a importância da tecnologia HPNA, principalmente, como auxiliar à infraestrutura de redes ópticas, distribuindo o sinal dentro de empresas e condomínios, por exemplo. Mas, como surgiu esta tecnologia e como ela se tornou viável? Quem foram os principais responsáveis por estudá-la e por desenvolver a HPNA no Brasil?

Primeiramente, vamos ao princípio de tudo. A tecnologia HPNA é uma solução para conectar dispositivos através da interface Ethernet utilizando um cabeamento telefônico ou coaxial já existente. Esse padrão vem sendo desenvolvido desde a década de 90, possibilitando a utilização de meios físicos já existentes na maior parte das localidades para interligar dispositivos pela Ethernet. Desde lá, muitas melhorias foram realizadas para aumentar a taxa de transmissão do padrão HPNA, que hoje é de 256Mbps. A versão atual contempla, inclusive, o QoS para a oferta de triple play.

Histórico da tecnologia

Em meados de 1990, a Tut Systems, empresa norte-americana, desenvolveu uma solução que permitia conectar computadores e outros dispositivos que se comunicam pelo padrão , sem interferir nos serviços de voz já habilitados no meio físico, usando par trançado. Isso atraiu a atenção de muitas empresas, que decidiram investir em pesquisas para desenvolver ainda mais essa tecnologia. Foi criada, então, uma associação chamada HPNA – Home Phoneline Networks Association -, que contava com a participação de 30 empresas, entre elas HP, Motorola, Intel e Realtek.

A empresa Coppergate, na época, lançou o chipset para ser utilizado com a tecnologia. Para o uso do padrão HPNA no Brasil, a Cianet foi a única a desenvolver uma solução para ambiente outdoor, preparado tecnicamente para suportar condições adversas de temperatura e funcionamento. Isso foi efetuado em conjunto com a Coppergate, atualmente denominada Sigma. Portanto, além das soluções HPNA para seus clientes, a Cianet é também a única detentora dos equipamentos (hubs, switchs, conversores, adaptadores, etc.) para a implementação de HPNA no Brasil.

Hoje a HPNA é uma importante tecnologia para a universalização da banda larga no país. Isso porque permite que provedores de internet ofereçam serviços de banda larga a condomínios sem a necessidade de investir em cabeamento de rede. É uma ótima relação custo-benefício, com baixo custo operacional e alto desempenho.

Fontes: Artigo de Antonio Kasecker Neto e Teletime

Seu provedor utiliza uma rede mista, com a implementação da tecnologia HPNA? Conte-nos a sua experiência ou compartilhe suas dúvidas nos comentários abaixo.