Como escolher a melhor estrutura de hardware para IPTV?

Antes de oferecer serviços de TV via Internet, um provedor deve fazer uma série de escolhas. Na parte de infraestrutura, principalmente, estão os maiores desafios – os ISPs conhecem bem essa realidade. Nesse sentido, devem ser escolhidas boas opções de software e hardware para IPTV. Os equipamentos técnicos costumam gerar mais dúvidas entre as pequenas operadoras e, por isso, destinamos essa temática ao post de hoje no blog da Cianet.

Para facilitar a compreensão da estrutura de hardware para IPTV, fragmentamos os itens abaixo por fase de escolha.

Fibra óptica

Para começo de conversa, um investimento em infraestrutura de rede para IPTV com possibilidade de retorno financeiro expressivo inclui a adoção de fibra óptica na estrutura. É verdade que é possível oferecer esse tipo de serviço com outras tecnologias mais acessíveis, mas a fibra tem enorme potencialidade nesse nicho, conforme já explicamos em outros posts. Desde que conectadas a bons ativos, permitem altas taxas de transmissão, além de tamanho reduzido e imunidade à interferência.

Headend

O headend é a extremidade principal do vídeo. Esse é o local onde se encontra todo o conteúdo de vídeo, contendo as conexões com programadoras de TV convencionais para a transmissão. É constituído de diversos componentes, que variam de uma rede para outra. Nele, estão as fontes de vídeo analógico e digital, provedores de conteúdo, os codificadores, decodificadores, e transcodificadores que adaptam as taxas de streaming.

Middleware

Tem como função o controle dos assinantes, base de dados, comunicação com o sistema de gestão dos assinantes (ERP), inserção das informações do guia de programação eletrônico (EPG), comunicação com o front-end (interface que é apresentada ao assinante no decodificador de IPTV e se comunica com o back-end para coletar as informações a serem disponibilizadas na TV), comunicação com o sistema de criptografia (CAS), processamento dos fluxos de áudio e vídeo (demultiplexação, transcodificação, sincronismo de áudio e vídeo, controle dos servidores de gravação), interface administrativa para gestão do conteúdo e monitoramento do headend. Equipamentos produzidos totalmente no Brasil devem ser priorizados por gestores de provedores, devido à familiaridade com o idioma, proximidade ao suporte técnico e adequação à legislação nacional.

CAS (Conditional Access System)

O sistema de acesso condicional (CAS) é uma tecnologia utilizada para controlar a utilização dos serviços de televisão digital para usuários autorizados, criptografando a programação transmitida. O gerador de chaves oferece segurança de conteúdo digital, gera as chaves periodicamente e atualiza os decodificadores IPTV e o RTES. Possui uma base de dados que armazena as chaves de todos os canais, do momento atual e todas as chaves já geradas por canal, servindo para utilizar no sistema de TVoD (TV on Demand).

RTES (Real Time Encrypter)

O RTES faz o trabalho bruto de encriptar os fluxos de vídeo dos canais fechados. Ele comunica-se com o servidor “gerador de chaves” para pegar as novas chaves que são atualizas por um período pré-programado.

Switch

Deve possuir suporte a IGMP para que o tráfego multicast não seja direcionado para segmentos de rede que não desejam receber tal tráfego. É adequado que ele também possua suporte a VLAN para que seja possível segmentar a rede de forma que o tráfego de vídeo não circule na  mesma rede de dados estabelecendo QoS (Quality of Service) e priorização de tráfego.

Decodificador

Outro integrante do checklist de uma estrutura de hardware para IPTV é o decodificador, que habilita a navegação do cliente aos diferentes serviços e telas. Isso acontece por meio de uma conexão com o servidor de aplicação middleware (a parte de software da estrutura). O decodificador ainda permite acessar serviços multicast usando protocolo IGMP e oferece conteúdo de fluxo unicast com o protocolo RTSP. Também tem como função decodificar os fluxos IP de áudio e vídeo e o MPEG-TS, desencriptando o conteúdo.

Além desses itens, ainda é válido destacar o parque de antenas, definição do line up e satélites sintonizados.