Como baixar a taxa de cancelamento de contratos de internet

A taxa de cancelamento é um assunto que gera muita preocupação nos provedores de internet. De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o cliente tem o direito de cancelar seu contrato por qualquer motivo. O consumidor pode entrar em contato com o prestador de serviços quando quiser para solicitar uma quebra de contrato.

Os cancelamentos acontecem por diversos motivos, como questões financeiras, problemas com o provedor, interesse em uma tecnologia mais recente, etc. Aos provedores, cabe buscar alternativas para manter a taxa de cancelamento baixa e continuar atraindo mais clientes. Neste artigo, você vai conferir algumas dicas que podem te ajudar a diminuir a taxa de cancelamento de contratos do seu provedor.

 

7 dicas para baixar a taxa de cancelamento de contratos no provedor de internet

 

Entenda o que está causando cancelamentos

Para começar a agir, pensar em alternativas e meios de evitar que os cancelamentos aconteçam, primeiro é preciso identificar suas causas. Crie um procedimento interno, junto ao setor de atendimento, onde os atendentes devem perguntar aos clientes o motivo da quebra de contrato.

Levante o máximo de informações que puder e analise os principais motivos de cancelamento. Com essas informações em mãos, você terá mais insumos para conseguir trabalhar em estratégias de redução da taxa de cancelamento.

 

Crie ações de fidelização

Mais do que um serviço de qualidade, uma empresa deve oferecer outros benefícios para que o cliente tenha motivos para continuar com aquele contrato. Por isso, as estratégias de fidelização são tão importantes para o negócio.

Antes de começar a colocar as ações em prática, faça uma pesquisa com o seu público, entenda quais são os benefícios que eles valorizam e o que esperam da sua empresa. Com base nessas informações, pense em estratégias que façam sentido.

 

Identifique os diferenciais da sua empresa

O marketing é fundamental para que as empresas cresçam e atraiam mais clientes. No entanto, muitas empresas acabam negligenciando as estratégias de marketing com o objetivo de economizar ou porque não têm profissionais dedicados a isso.

Ações mais simples do que você imagina podem ser realizadas sem a necessidade de grandes investimentos. Como a divulgação dos benefícios e diferenciais da marca. Faça uma lista com todos os pontos em que a sua empresa se destaca no mercado em que atua. Em seguida, divulgue essas vantagens, seja por anúncios ou por páginas na internet. Isso vai fazer com que mais pessoas  entrem em contato interessadas em conhecer a sua empresa.

 

Preze pela qualidade no atendimento

Todas as ações da sua empresa devem ser focadas no cliente. Colocando o cliente no centro do negócio, você melhora a qualidade do serviço que é oferecido, pois estará sempre buscando atender às necessidades do seu público.

Defina um padrão de atendimento e treine sua equipe para seguir o modelo criado. Os treinamentos devem ser realizados de forma regular para garantir que todo o time esteja bem alinhado. Além disso, sempre que for contratar novos funcionários analise bem os perfis para garantir que estão de acordo com os valores da empresa

 

Monitore a satisfação dos clientes

Você pode evitar que um cliente cancele um contrato se identificar que ele está insatisfeito com o serviço, mas, para isso, é preciso ter um monitoramento frequente. Faça pesquisas de satisfação, acompanhe os chamados da equipe de atendimento e as visitas técnicas dos profissionais. 

O acompanhamento vai permitir que você identifique quando alguma falha acontecer e possa agir rapidamente para minimizar as suas consequências. Por exemplo, o cliente ficou um dia inteiro sem internet na casa dele, entre em contato informando o que aconteceu e avise que ele terá um desconto em sua fatura. Não espere que o cliente reclame para tentar resolver. 

 

Mantenha sua infraestrutura sempre atualizada

Um dos principais motivos de cancelamentos em provedores de internet é a falta de uma infraestrutura atualizada. A internet evoluiu muito rápido e os clientes querem serviços cada vez melhores. Com isso, as empresas que não acompanham essa evolução saem perdendo. 

Empresas que são pioneiras na implementação de algumas tecnologias, como a fibra óptica, atraem mais clientes, fazendo com que eles abandonem os serviços contratados de outros provedores. Por isso, se você não quer perder clientes, seja o pioneiro na implementação de novas tecnologias. 

Leia também Como escolher a tecnologia ideal para a sua rede: EPON ou GPON?

 

Invista em tecnologia em todos os processos

A tecnologia deve estar presente em todos os processos e áreas do negócio, não só no produto oferecido para o cliente. Conte com recursos automatizados para atender os clientes, utilize sistemas de gestão de tarefas, chatbot e outras soluções que vão ajudar a reduzir o tempo operacional e aumentar a eficiência do negócio. O atendimento do seu provedor está sempre melhorando ou deixando a desejar? Descubra como anda o seu atendimento com o nosso Quiz “O seu provedor realmente tem um atendimento 5 estrelas?”.