Pacotes de TV: como identificar o desejo do meu consumidor?

Após a obtenção da licença SeAC, o Serviço de Acesso Condicionado, e da escolha da tecnologia a ser ofertada (IPTV, DTH ou MMDS, por exemplo), operadoras devem definir quais pacotes de TV desejam ter em seus portfólios. Nesse cenário, pequenos provedores possuem potencial de crescimento. Afinal, segundo a Anatel, 65% da população brasileira ainda não dispõe de TV por assinatura. Trabalhar por condições de preço, programação e estrutura atraentes pode ser um bom caminho para abocanhar essa fatia do mercado. No post de hoje, queremos ajudar gestores de operadoras na identificação do perfil de consumidores com quem irão se relacionar.

Veja as nossas recomendações:

Realize um mapeamento da região-alvo

Pequenos provedores devem focar em perfis de consumidores instalados em uma determinada região e, de preferência, que essa localidade seja carente de opções de pacotes de TV. Se estiver começando, não tente ‘abraçar o mundo’ – seja específico na abordagem. O mapeamento desses locais pode ajudar na definição de canais que determinada operadora irá ofertar. O mapeamento que leva em consideração a faixa etária do público-alvo também é interessante e, por consequência, dita a incorporação de canais infantis como Cartoon Network e Nickelodeon. Poder aquisitivo é outra variável interessante que irá indicar a inclusão de canais financeiros, de compras, etc.

Faça uma pesquisa de mercado consolidada

Pode parecer elementar, mas nunca é demais relembrar que uma pesquisa de mercado bem fundamentada pode ser forte aliada nesse momento. Essa estratégia aliada ao mapeamento da localidade ajudam a traçar o perfil de consumidor de pacotes de TV de maneira bastante assertiva. Em algumas localidades, onde nunca foi feito uma pesquisa sobre o consumo de televisão paga, podem ser descobertos novos clientes em potencial.

Tenha uma fase de testes

Caso o gestor de um provedor esteja reticente quanto à instalação de infraestrutura para iniciar operações de TV a cabo em uma região totalmente nova, pode ser interessante iniciar esse processo com alguns testes. Nesse processo, você pode implementar alguns terminais, oferecer os pacotes de TV a consumidores ‘beta’ e coletar, posteriormente, os feedbacks. Dessa maneira, o retorno sobre o investimento pode ser mais certeiro – afinal, você terá condições de realizar ajustes na programação e aproximar-se o máximo possível do que a população deseja assistir.

Olhe para os grandes players

O que as grandes operadoras oferecem para seus consumidores? Há programações que não podem ficar de fora dos pacotes de TV por já terem sido incorporadas ao perfil de consumidor de TV paga no Brasil. Além daqueles canais obrigatórios no line up de TV por assinatura, existem opções ‘clássicas’ que você deve oferecer também. Nesse cenário, o trunfo é trabalhar pela personalização. Indo além, a TV via IP oferece inúmeras possibilidades, sendo a interação apenas uma delas.