Os desafios do ISP brasileiro

Os ISPs (Internet Services Providers) brasileiros, ou somente provedores, como são denominados, têm algumas dificuldades para entrar e se manter no mercado. Apesar de o Brasil ser um país com muita demanda por internet, principalmente em locais mais remotos, sem interesse para as grandes operadoras, o apoio governamental, a profissionalização, a concorrência com as grandes e a convergência ainda são os desafios do ISP brasileiro mais marcantes.

Apesar disso, o número de provedores não para de aumentar e a tendência é que ele cresça cada vez mais. Isso não quer dizer, no entanto, que todos esses ISPs irão se manter no mercado. Os grandes diferenciais dos ISPs perante as grandes operadoras são, além de muitas vezes se posicionarem em locais remotos, a questão da qualidade do serviço, como atendimento e suporte personalizados. São nesses quesitos que os ISPs devem focar. No entanto, existem alguns desafios do ISP brasileiro que precisam ser transpostos.

A concorrência com as grandes operadoras

Concorrer com grandes operadoras é difícil, e mais ainda quando os ISPs não apostam na qualidade do atendimento e serviço, ficando em desvantagem em relação às grandes. Para isso, é preciso trabalhar principalmente na questão da customização e da personalização do atendimento, dois quesitos nos quais as grandes saem perdendo. Para saber exatamente quais são os pontos críticos da sua empresa, que tal contratar uma consultoria especializada em provedores? O investimento certamente vale a pena! Leia mais sobre isso neste post do Blog da Cianet.

Capital

Como os ISPs ainda têm pouco apoio governamental, a questão financeira é outra barreira importante. Porém, mesmo incipientes, é preciso prestar atenção nos benefícios que o governo oferece, como o Plano Nacional de Banda Larga, que está auxiliando os pequenos provedores a adquirir a infraestrutura de fibra óptica por meio do BNDES.

Questões legais

As exigências da Anatel são bastante criteriosas. O provedor precisa obter a licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia), obrigatória para operadores de internet, a STFC (Serviço de Telefone Fixo Comutado), para oferecer serviços de telefonia fixa, e a SeAC (Serviço de Acesso Condicionado), para oferecer TV por assinatura. Tudo isso necessita de muita força de trabalho de uma equipe bastante preparada.

Tecnologia

A questão da tecnologia é outro dos desafios do ISP brasileiro. Muitos não sabem que tecnologia de rede utilizar, ou mesmo para a oferta de TV por assinatura. Para isso, é ​interessante apostar em​ um treinamento em redes FTTx e ​estudar os prós e contras de cada tecnologia, o que também procuramos oferecer sempre aqui no blog​, como neste infográfico que esclarece as diferenças entre GEPON x GPON.

São muitos e variados os desafios do ISP brasileiro, mas o grande motivo que impede o crescimento desses pequenos provedores é a falta de profissionalização. Investimentos são outra grande deficiência, além de sistemas que possibilitem a convergência de soluções. ​Para não ter dor de cabeça mais tarde, é imprescindível planejar o seu negócio desde o princípio e desenhar objetivos e metas claras (de vendas, financeiras, operacionais). Sendo realista e trabalhando com os pés no chão, seu provedor tem grandes chances de dar certo no aquecido mercado de banda larga e TV, que ainda aponta muito crescimento.

E você? Qual é o principal desafio que você enfrenta com seu ISP? Divida conosco!