Gestão de estoque sob demanda para provedores

A gestão de estoque é o processo de organização de toda a cadeia de fornecimento do seu fornecedor, desde a busca por indicadores de vendas, giro de capital até quais são os componentes que não podem faltar no seu provedor.

O objetivo do modelo sob demanda é minimizar o custo de manter o estoque, mantendo os níveis de estoque consistentes e colocando os produtos nas mãos dos clientes mais rapidamente. Você sabia que o armazenamento de componentes é o coração do provedor de sucesso? Fique ligado.

Diferença de controle e gestão de estoque 

O controle de estoque refere-se ao processo de etiquetagem, monitoramento e manuseio do estoque que você já possui em seu provedor, enquanto a gestão de estoque é responsável pela previsão da demanda, pedidos e recebimento do estoque.

A intenção do gestor de estoque deve ser o de minimizar o custo de manter o estoque, ajudando-o a saber quando é hora certa de reabastecer os produtos ou comprar mais componentes para instalá-los.

Gestão de estoque sob demanda

O estoque sob demanda é uma forma de gerenciamento de estoque que requer um trabalho próximo aos fornecedores para que os componentes cheguem à medida que às instalações estiveram programadas para começar, e não antes. O ponto é ter a quantidade mínima de estoque em mãos para atender a demanda.

Esse modelo tem várias vantagens em relação aos modelos tradicionais. O prazo entre o pedido e a entrega são curtos, o que significa que os fornecedores devem ser eficientes e de confiança. Além disso, este método reduz os custos e as necessidades de manter um espaço físico de armazenamento muito grande.

Metodologia do estoque sob demanda

A metodologia do estoque sob demanda utiliza uma variedade de técnicas para facilitar as operações. O método foca em otimizar a organização, prestando atenção aos detalhes, tendo lotes pequenos, aumentando a transparência, fortalecendo o relacionamento com os fornecedores principais e secundários, de modo a ser sempre abastecido com agilidade.

  • Ordem: manter um alto nível de organização no espaço de armazenamento.
  • Melhor qualidade: eliminar a compra de produtos de má qualidade, que apresentam defeitos com frequência, minimizando trocas e desperdícios contínuos.
  • Redução do tempo de configuração: criar abordagens flexíveis e ágeis de mudança nas configurações de instalação, quando precisam ser ajustadas para atender a demanda de um cliente em específico.
  • Lotes menores: no estoque sob demanda, o tamanho do lote ideal é compatível com a sua perspectiva de saída, baseada em dados e análises prévias do seu histórico de vendas. O tamanho reduzido do estoque, diminuirá os custos de transporte, espaço de armazenamento e facilitará a inspeção e número de trocas.
  • Uniformidade de carga: o nivelamento é um mecanismo de controle que alcança uma programação diária estável e nivelada.
  • Equilíbrio de fluxo: a programação de fluxo organizará as suas instalações, de maneira uniforme desde os recursos financeiros empregados até a mão-de-obra, prevendo melhor o tempo dos seus instaladores em campo.
  • Habilidades diversificadas: instaladores bem treinados transversalmente podem ser empregados em diferentes tipos de infraestrutura de conexão e áreas de cobertura para manter seu provedor em movimento.
  • Manutenção contínua: supervisão contínua e foco nos detalhes, incluindo os equipamentos e ferramentas que o provedor usa todos os dias, ajuda a manter um ambiente com baixas falhas e imprevistos que comprometem as instalações e manutenções nas redes de seus clientes.
  • Forte rede de fornecedores: fortes relacionamentos com fornecedores tornam o giro do seu estoque mais eficaz.
  • Imersão dos instaladores: cada membro da equipe deve se dedicar ao processo para atingir os objetivos do método de estoque sob demanda.

O que considerar ao calcular seus níveis de estoque de segurança

Se seu provedor possui um grande estoque e tem componentes espalhados por diferentes ambientes, a adoção de uma abordagem sob demanda, requer o cálculo do seu estoque de segurança, para diminuir os itens estocados em excesso e os que faltam com frequência. Então, como você define os níveis apropriados de estoque de segurança para cada item?

Além de sua taxa de abastecimento, as outras entradas cruciais para o cálculo do estoque de segurança são:

Previsão: uma boa previsão se baseia nos dados atualizados de instalações e componentes vendidos em determinado período (mensal, trimestral, semestral). Quanto mais preciso for seu levantamento, melhor será a previsão do seu estoque de segurança.

Ciclo de reabastecimento: quando e quanto de estoque você compra. Quanto mais curto o ciclo, mais estoque de segurança você vai precisar (entregas frequentes e pequenas são mais arriscadas).

Tempo de espera: o número de dias que leva para que o estoque chegue ao armazém após fazer os pedidos. Quanto mais longo o tempo de espera, mais estoque de segurança você deve manter para não correr o risco de ficar sem componentes para realizar novas instalações.

Risco de previsão: mesmo levando em conta sua previsão – baseada no número de vendas anteriores – nunca será 100% preciso, você sempre precisará de estoque de segurança para se proteger contra os imprevistos.

Risco de fornecimento: se houver atrasos nas entregas, você precisará de estoque de segurança para garantir que você possa entregar a seus clientes como prometido.

Produtos que não podem faltar no estoque do seu provedor

Como vimos no tópico anterior, é necessário manter um estoque de segurança no modelo de gestão sob demanda, para que sua operação não seja comprometida por falta de componentes. Para além de fazer o seu levantamento de dados de vendas para conhecer mais a fundo o seu histórico, vale a pena ressaltar que existem certos produtos que são básicos e não podem faltar no seu provedor.

Quer saber quais componentes são indispensáveis? Dividimos em diferentes grupos.

  1. Dentro do ISP
  2. Na rua
  3. Na casa do cliente
  4. Em prédios e empresas
  5. Equipamentos para ampliar a rede fibra óptica
  6. Ferramentas de instalação

É claro que cada região, estado e mercado tem suas necessidades e peculiaridades, para isso faça a sua lição de casa e leia esses dois artigos: Guia completo de equipamentos para montar um provedor de internet e Equipamentos para ampliar a sua rede de fibra óptica para conseguir fazer uma lista de componentes indispensáveis de acordo com a sua real necessidade.

Não esqueça, se quer implementar a gestão sob demanda, os passos são:

  • Levantamento do seu histórico de vendas;
  • Lista de componentes indispensáveis para os tipos de instalações mais comuns na sua região;
  • Cálculo de estoque de segurança;
  • Manter bom relacionamento com seu fornecedor (sempre comunicando a realidade do seu negócio para que ele possa melhor atendê-lo).

Porque os fornecedores são importantes

Os fornecedores são essenciais no ciclo de vida de um provedor por uma razão principal: os instaladores precisam dos componentes deles para instalar seus produtos e serviços aos seus clientes.

Por exemplo, um provedor pode ter sua loja abastecida por uma semana. Mas como esses componentes são vendidos e instalados, e os novos assinantes querem mais, eles dependem dos fornecedores para entregá-los prontamente.

Os fornecedores também são cruciais para garantir que os provedores lucrem com suas vendas. Uma cadeia de abastecimento não pode ser tão cara, ao ponto de sua loja não lucrar de maneira satisfatória nunca com o que é vendido.

Por causa disso, os fornecedores têm que encontrar um equilíbrio cuidadoso entre cobrar preços competitivos e preços justos em relação a uma cadeia de fornecimento mais ampla.

Dada a importância dos fornecedores neste setor, é essencial saber como avaliar fornecedores e vendedores para obter o máximo de lucros e eficiência comercial. Saiba negociar prazos, formas de pagamento e melhores logística de entrega para garantir a saúde financeira do seu provedor.

Cianet conta com o melhor time de consultores do Brasil

A Cianet tem a missão de estar cada vez mais próximos de você provedor, proporcionando um atendimento de excelência. Por isso, além de termos um time comercial especializado em vendas consultivas.

Para atender todo mercado brasileiro de provedores regionais de maneira ágil, nós estruturamos que dispõem de nossos equipamentos com a mesma qualidade e garantia ofertada por nós!

Fale com um consultor agora mesmo e saiba mais!