O blog da Cianet tem publicado uma série sobre Gestão de Provedores, pois acredita que é por meio do gerenciamento eficaz das várias áreas que os pequenos e médios provedores podem ganhar um diferencial competitivo no mercado. Gestão financeira, Gestão de equipes e Gestão de prazos e entregas foram alguns dos temas abordados. Agora, chegou a vez de olhar com mais cautela para a Gestão de Clientes, afinal ter uma base grande de contato não significa sucesso, da mesma forma que contar com muitos assinantes e não conseguir dar atenção a eles, também não é uma boa prática de relacionamento.
Se contar com uma grande carteira de clientes não significa sucesso, o que é uma gestão de clientes eficaz, então? O primeiro passo é entender as necessidades do seu público. Depois, organizar as informações, interagir com os assinantes e oferecer um atendimento personalizado, ou seja, montar estratégias baseando-se em dados do seu negócio. Pensando nisso, a Cianet desenvolveu uma planilha editável para auxiliar na compilação desses dados e vinculá-los às informações financeiras e de relacionamento desse cliente.
A planilha está disponível gratuitamente para download e com ela a gestão do provedor vai conseguir:
- Inserir informações de contato
- Tipos de planos
- Serviços adicionais contratados
- Analisar quais os canais de aquisição geram mais vendas
- Verificar qual plano tem mais clientes
- Plotar um gráfico por categorias de plano
3 dicas para melhorar a Gestão de Clientes do provedor
1) Conheça o seu cliente
Ninguém oferece um atendimento personalizado sem conhecer o seu cliente. Então, invista cada vez mais em um atendimento humanizado, assim é possível descobrir as preferências e os hábitos de consumo do seu cliente, prever quando está insatisfeito e antecipar ações de melhorias quando quiser cancelar a internet.
2) Invista no pós-venda
Um pós-venda assertivo é um excelente instrumento para fidelizar clientes. Como anda o processo de pós-venda do seu provedor? A dica de ouro aqui é parar de olhar o seu cliente como se fosse um número ou uma meta a ser batida. É preciso pensar no sucesso do cliente e se o serviço que a sua empresa oferece está de acordo com o que era esperado na hora de fechar o contrato.
3) Organize-se
Quanto mais organizado for o seu provedor, melhor será a Gestão de clientes, principalmente na organização das informações estratégicas. A planilha que elaboramos para download vai ajudar a otimizar o dia a dia. Como ela permite registrar também as reclamações dos clientes, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e de qualidade ao seu cliente.
Baixe agora mesmo a Planilha de Gestão de Clientes da Cianet, organize seus atendimentos e se torne mais competitivo no mercado.