O gerenciamento de provedor envolve muitos desafios na jornada dos proprietários de pequenos negócios, principalmente quando o assunto é finanças. A inadimplência é um mal que atinge o provedor dos dois lados. Tanto por parte do cliente, que deixa de pagar a mensalidade do serviço, quanto do próprio provedor que muitas vezes não consegue cumprir com os pagamentos ao fornecedor.
A crise, causada pelo novo coronavírus, por exemplo, potencializou um problema que já era latente. O grande número de pessoas desempregadas gerou a falta de cumprimento com os contratos e um aumento nos índices de inadimplência. Mas isso é apenas um reflexo da situação, algumas empresas já enfrentavam dificuldades antes para lidar com o gerenciamento de provedor.
Neste artigo, vamos listar algumas dicas para ajudar na organização financeira da sua empresa. Confira!
Os desafios para lidar com a inadimplência dos clientes
No início do isolamento social, muitos trabalhadores foram dispensados de suas atividades, pois as empresas não conseguiam manter a folha de pagamento. Isso fez com que o índice de endividamento aumentasse no período. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostram que 67,4% das famílias entrevistadas estavam endividadas em julho de 2020.
Para garantir que os brasileiros, prejudicados pela crise, tivessem acesso a serviços básicos, um decreto presidencial proibiu a suspensão dos serviços essenciais, que são energia elétrica, gás, telefonia fixa, móvel e internet.
Dessa forma, a Anatel enviou um comunicado às operadoras e provedores proibindo a suspensão ou interrupção dos serviços durante a pandemia do coronavírus. Ou seja, as empresas devem continuar entregando o serviço para todos os clientes, inclusive aqueles que não estão em dia com as suas contas.
Os pequenos provedores são os principais afetados com essa medida. Por falta de recursos, não conseguem escalar o negócio e continuar entregando a mesma qualidade sem o retorno financeiro esperado.
Além disso, muitos ainda lidam com os débitos de contratos com os fornecedores. A inadimplência do cliente desestabiliza as finanças do provedor, impedindo-o de manter em dia com os pagamentos do fornecedor.
Todo esse problema seria evitado com planejamento, organização financeira e um bom gerenciamento de provedor. A empresa que tem suas finanças bem estruturadas consegue atender o cliente e cumprir com as suas obrigações.
A seguir, listamos 4 dicas de gerenciamento de provedor para quem quer começar a estruturar a vida financeira da empresa. Adotar essas ações vai te ajudar a organizar as despesas da empresa e a manter os compromissos com seus clientes e fornecedores.
4 dicas de gerenciamento de provedor para evitar a inadimplência
1. Facilite o acesso do cliente aos seus débitos
Quando o cliente atrasa o pagamento de muitas mensalidades de seu serviço, é natural que ele se perca nos valores e não saiba exatamente quanto deve. Fazer o cálculo das mensalidades, taxas e juros que são gerados pelo atraso não é uma prática comum. O cliente se distancia dessa informação e acaba perdendo a sensação de urgência em quitar o débito.
Oferecer um recurso que entregue essa informação de forma facilitada ou até que comunique o cliente com periodicidade é uma maneira de fazer com que ele sinta a necessidade de pagar ou negociar a conta. Isso pode ser feito por meio de uma inteligência de chatbot, por exemplo, que acessa as informações e avisa o cliente.
2. Ofereça um atendimento por diferentes canais
O atendimento por diferentes canais envolve o uso de telefones, redes sociais, aplicativos e outras ferramentas. Na prática, é uma estratégia que permite ao cliente se comunicar de modo facilitado com a empresa, pois ele pode escolher qual é o melhor meio para entrar em contato. Assim, a comunicação não fica limitada.
Todos os canais disponibilizados devem ter acesso às mesmas informações e trabalhar de forma integrada. Isso vai evitar que inconsistências e falhas de comunicação aconteçam e possam prejudicar o relacionamento. Um atendimento por diferentes canais torna mais simples a negociação de débitos do cliente.
3. Use dados para encontrar o cliente ideal
As ferramentas de análises de dados permitem identificar o perfil dos clientes que é mais compatível com o seu modelo de negócios. A partir dessas informações, você consegue criar ações focadas na atração desse público.
Essas ferramentas também podem ser usadas para a análise de crédito, que vai informar se o cliente tem restrições em seu nome, histórico financeiro ou se tem um histórico de débitos no mercado.
Atuar de forma mais estratégica, buscando a conversão de um perfil mais coerente com a sua empresa pode evitar que o negócio sofra com a inadimplência no futuro.
4. Invista na gestão financeira do negócio
A gestão financeira do negócio deve ser feita de forma profissional. Muitos donos de provedores pecam por não valorizar essa área e acabam perdendo dinheiro. Buscar conhecimento, entender os princípios financeiros e como influenciam no negócio são processos básicos para um gestor.
No entanto, é importante ter um profissional focado nessa área. Muitas vezes quem está dedicado à área profissional não consegue dar a devida atenção à área financeira. O ideal é ter um profissional experiente que vai cuidar desses assuntos. A esse especialista caberá acompanhar o demonstrativo de resultados da empresa mensalmente, cuidar do fluxo de caixa, observar o balanço patrimonial, entre outras atividades.
Organizar as contas da empresa melhora a gestão, ajuda a reduzir a inadimplência e a manter os pagamentos dos provedores em dia. Outras ações também podem ser adotadas para ter uma boa gestão financeira em sua empresa.
A otimização dos processos, por exemplo, estimula a redução de custos. Veja como potencializar o faturamento do seu negócio, tornando sua gestão mais profissional.