Entenda a importância da operação assistida em provedores

Elaborar um projeto de rede, implantar e gerenciar não é algo simples, deve ser muito bem planejado e instalado por profissionais que dominem a prática. Por isso, recomendamos a realização da operação assistida em provedores, com profissionais da empresa fornecedora da tecnologia de rede junto à sua equipe técnica para acompanhá-los e treiná-los durante as instalações no momento da implantação.

O que esperar de uma operação assistida em provedores?

A operação assistida em provedores consiste na presença de um engenheiro em todas as etapas do seu projeto. Isso é crucial para a correta implantação da rede, uma vez que ele irá orientar a equipe local sobre as melhores práticas de utilização e operação dos equipamentos e a melhor forma de construção da rede até a ligação dos assinantes. Ele ainda será capaz de identificar possíveis falhas da construção da rede, projeto, configurações ou equipamentos, além de auxiliar na busca de soluções diretas ou de contorno.

Durante a operação assistida em provedores, são realizadas atividades de treinamento e capacitação da equipe que será responsável pela operação e manutenção da rede. Assim, são minimizados riscos na implantação das soluções e equipamentos até que o cliente possa assumir por completo as atividades. Essas atividades incluem ações operacionais, com a utilização de procedimentos recomendados; ações de manutenção corretiva, permitindo eficiência na correção de falhas; ações de manutenção preventiva, como testes e análises e elaboração de relatórios, detalhando todos os procedimentos realizados.

Benefícios da operação assistida em provedores:

  • Garantia da realização das melhores práticas;
  • Treinamento durante o trabalho, sem que ninguém precise parar suas atividades;
  • Aumento da performance da solução já no início de sua implementação, já que os operadores estão atuando com especialistas que asseguram que todos os procedimentos sejam realizados da melhor maneira possível.

Portanto, na elaboração do seu projeto, preze pela operação assistida em provedores afim de evitar dores de cabeça futuras e garanta que a implantação da sua rede esteja em conformidade com todos os parâmetros requeridos. Apesar de não executar os serviços, o engenheiro encarregado presta auxílio instrutivo e informativo durante a execução pela própria equipe técnica do cliente, para maximizar aprendizado, desempenho e completa realização do projeto.