Custos operacionais dos ISPs: quais são e como reduzi-los

Os pequenos provedores de internet possuem algumas dificuldades para implementar seus negócios, principalmente nas questões financeiras. Os custos operacionais dos ISPs são, de certa forma, altos, e por isso é imprescindível realizar um projeto muito bem elaborado antes de iniciar os trabalhos da empresa, levando em conta a localização geográfica, custos de links dedicados, aluguel de postes, etc. Após esse início, alguns custos serão fixos, e é com eles que é preciso lidar mensalmente para que a empresa cresça e dê o retorno esperado.

Custos operacionais dos ISPs:

Gestão

Os custos de gestão podem ser minimizados com a aquisição de um sistema próprio para o segmento, com controles, metas e outros dados que podem ser coletados e facilitar o fluxo de trabalho dos ISPs.

Aluguel

É preciso sempre negociar com todos os fornecedores, e isso inclui a imobiliária que aluga a sede da sua empresa. Alugue um imóvel com o espaço necessário para suas demandas, nada além disso, e procure negociar em toda a renovação de contrato. O aluguel do imóvel é um custo operacional bastante importante e pode fazer a diferença nos gastos mensais.

Água, luz e telefone

É importante estabelecer limites de gastos para esses quesitos e controlar o uso pelos funcionários. Para o telefone, principalmente celular, é importante ter planos com diferentes operadoras para que esse tipo de ligação não aumente tanto os custos operacionais dos ISPs.

Locação de links

Esse custo deve ser avaliado de acordo com o número de clientes ativos no momento, e a aquisição de novos links deve ser realizada apenas quando necessária.

Aluguel de postes

Para oferecer a infraestrutura necessária aos clientes, é necessário alugar postes de companhias de energia elétrica, negociados diretamente com essas empresas. O preço pode variar bastante (a referencia é R$3), e a média é de 500 postes por ISP.

Salários e encargos

Salários e encargos são custos operacionais dos ISPs que podem comprometer a lucratividade da empresa. É, portanto, necessário atuar com valores de acordo com o mercado, mas enxugar a equipe (marketing, financeiro, comercial, administração) o máximo possível, trabalhando com metas e bonificações para alcançar os objetivos. Isso também inclui valores de transporte, refeições e outros benefícios.

Assessoria contábil

Ao atuar com o Simples Nacional e outras formas de imposto, é preciso pesquisar valores de contabilidades e levar em consideração o custo X benefício, realizando pesquisas de tempos em tempos com empresas do segmento e, se necessário, mudar de assessoria.

Impostos

É preciso escolher um regime tributário e, de acordo com ele, pagar os impostos devidos (isso pode ser discutido com a empresa contábil).

Equipe técnica

Os custos operacionais dos ISPs com equipe técnica podem estar incluídos nos salários e encargos, mas muitas vezes os ISPs também necessitam de equipes contratadas externamente.

Suporte ao usuário (Call Center)

É preciso um bom suporte ao usuário, portanto, custos com call center devem ser previstos. Uma dica nesse quesito é também oferecer antivírus aos clientes, já que muitos atendimentos de suporte não estão relacionados a alguma falha técnica do provedor, mas a vírus nos computadores dos clientes.

Equipamentos

A compra e manutenção de equipamentos e ferramentas para redes ópticas (ou qualquer outra rede com a qual o ISP atue) deve estar prevista nos custos operacionais dos ISPs.

Capacitação

Os custos operacionais dos ISPs compreendem também capacitações constantes de suas equipes, tanto técnicas quanto administrativas.

Publicidade e propaganda

O seu negócio precisa de algum tipo de publicidade e propaganda, não adianta querer cortar custos com esse quesito em definitivo. É preciso saber bem quem é seu público-alvo e fazer ações voltadas para ele. Atirar para todos os lados, ou seja, investir em publicidade massiva, sem delimitar seu público, pode resultar em um alto custo operacional sem retorno.

Limpeza, higiene e manutenção

Outros custos operacionais dos ISPs abrangem limpeza, higiene e manutenção, que também devem ser realizados com pesquisa de valores junto a fornecedores.

Como estão os seus custos operacionais? Você acredita que pode reduzi-los de alguma forma? Conte-nos nos comentários abaixo.