Compra recorrente: como organizar a gestão de produtos

A compra recorrente é uma atividade bastante comum para os provedores de internet. Devido à necessidade de ter sempre recursos específicos para fazer manutenção, novas instalações e atualizações nos planos, é necessário ter um estoque com os itens mais utilizados nesses processos. 

A falta de algum recurso pode impactar na entrega do serviço, na qualidade do atendimento e na experiência que o cliente terá com a empresa. As consequências disso são gargalos nos processos e o aumento nas reclamações dos usuários. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é investir na organização e gestão da compra recorrente. A seguir, você confere algumas dicas que irão ajudá-lo.

4 dicas para organizar a compra recorrente no provedor

Faça um planejamento de compras

O primeiro passo é organizar as informações de compras da empresa. Ter um local de fácil acesso, saber quais são os materiais mais utilizados e com qual frequência. Isso vai determinar qual a recorrência de compra.

Crie uma estrutura com as informações sobre os fornecedores, preço médio dos produtos e os prazos de entrega. Dessa forma, será mais fácil na hora de fazer os pedidos e você ou qualquer profissional conseguirá fazer um comparativo de prazos e preços para chegar ao melhor custo-benefício para aquela compra.

Acompanhe o estoque de produtos

Estoque e compras são duas atividades que caminham juntas, e dependem uma da outra. A falha em uma das duas prejudica todo processo, ou seja, antes de fazer qualquer pedido,verifique o seu estoque. 

Para que ambos estejam bem alinhados, defina um planejamento de estoque mínimo e uma média ideal para cada item. Dessa forma, sempre que identificar uma baixa na quantidade de determinados itens, você poderá solicitá-los. Trabalhe com um mínimo seguro, que consiga aguardar os prazos dos fornecedores e não vá prejudicar as atividades do negócio.

Além disso, sempre que possível, faça um inventário de tudo que tem em estoque, sinalize os itens que mais saem, aqueles que não são muito utilizados e marque a recorrência de uso de cada um deles. Isso vai te ajudar a programar a sua compra recorrente, identificando de quanto em quanto tempo precisa comprar algum item.

Crie fluxos de pedidos para os técnicos

Os técnicos devem ter os recursos necessários para suas atividades, tanto equipamentos, cabos, conectores, quanto ferramentas. O ideal é que cada um tenha um kit com os itens necessários para sua atividade de acordo com a frequência de uso.

Outro processo que pode ajudá-lo é um fluxo de pedido. Assim, sempre que um material acabar, o profissional utilizará o procedimento de solicitação e você poderá se organizar para retirar o item do estoque ou fazer um pedido ao fornecedor.

O mais indicado é que os materiais solicitados sejam retirados do estoque, por isso é importante ter uma quantidade mínima. Do contrário, o profissional fará o pedido e o fornecedor não conseguirá atendê-lo a tempo.

Informe as datas de pedidos para as equipes, pois sempre que for necessário solicitar um material que não é muito utilizado, o profissional poderá fazer com antecedência.

Faça parcerias estratégicas

Ter um parceiro estratégico vai ajudar a manter o seu processo de compras organizado. Um fornecedor estratégico é aquele que tem todos os materiais que você precisa, entrega qualidade e consegue oferecer bons prazos. Além disso, proporciona diversos benefícios para as empresas parceiras. 

Outros diferenciais que esse tipo de parceiro pode oferecer são o pagamento facilitado e contar com outros benefícios para seus clientes, como tabelas de preços diferenciadas e atendimento personalizado. 

É importante que você se informe sobre as vantagens que cada fornecedor oferece antes de firmar uma parceria.

Em alguns casos, pode ser mais vantajoso para a empresa ter um fornecedor principal que atenda todas as suas necessidades, consiga atender seus prazos e ofereça boas oportunidades de negociação. Essa relação pode facilitar o seu processo de compras, evitando que você tenha que fazer diversos orçamentos sempre que precisar fazer uma nova compra. 

Conheça a programação de compra recorrente da Cianet 

A Cianet conta com um programa para os clientes que fazem compra recorrente. Com o programa, o cliente consegue trocar os produtos com maior facilidade, não sofre com burocracia e tem flexibilidade nas negociações. Veja a seguir os benefícios de usar a programação de compra da Cianet:

  • Garantia de estoque e recebimento mensal;
  • Segurança na variação cambial de até 5%;
  • Valor especial para o volume total;
  • Opção de troca ou cancelamento de até 30% do pedido.

Quer fazer sua compra recorrente com a Cianet? Preencha o formulário e saiba mais sobre essa vantagem.