Aprendizado contínuo para provedores: por que você precisa se manter atualizado

Empresas que atuam no mercado de tecnologia precisam manter um aprendizado contínuo. Não só no que diz respeito aos novos recursos e soluções, mas, principalmente, sobre o consumidor e seu comportamento. 

Com a chegada da pandemia, o mundo foi forçado a evoluir tecnicamente o que estava programado para acontecer em muito mais tempo. As empresas que não conseguiram acompanhar essa evolução ficaram para trás, perderam mercado e correram risco de fechar as portas. Entenda porque você deve se manter atualizado como um diferencial competitivo no mercado.

Importância do aprendizado contínuo para provedores

O isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, impossibilitou pessoas no mundo inteiro de saírem de casa para trabalhar, estudar e se relacionar. O único recurso capaz de garantir que essas atividades continuassem sendo realizadas foi a internet. 

Dessa forma, a demanda por internet aumentou. O mercado de provedores de internet foi enquadrado como atividade essencial, o que levou a um aumento de 47% na demanda por provedores locais

Para continuarem a trabalhar, estudar e manter seus momentos de lazer e a comunicação com amigos e familiares, os consumidores tiveram que contratar conexões melhores e até novos pontos de internet

Os provedores que não conseguiram oferecer uma qualidade de conexão melhor acabaram perdendo clientes para a concorrência. Esse é o principal motivo pelo qual o aprendizado contínuo se faz necessário: entender a demanda do mercado.

Basicamente, os provedores que não estão sempre atualizados, acompanhando as demandas do mercado e o comportamento dos consumidores, ficam para trás. Além disso, acabam perdendo a capacidade de competir no mercado e participar de eventos importantes, como é o caso da implantação do 5G no Brasil, por exemplo. 

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Desafios para o aprendizado contínuo de provedores

O aprendizado contínuo é uma necessidade, mas também pode ser um desafio. Por ser contínuo, exige que toda equipe que atua no provedor esteja sempre atualizada sobre o que está acontecendo no mercado, sobre novos recursos e tecnologias. 

Isso quer dizer que é preciso estar em constante atualização, pois o comportamento e os interesses do consumidor estão sempre mudando. Conciliar essa constante busca por conhecimento e novas tecnologias e métodos não é fácil. Afinal, muitas pessoas passam o dia inteiro fora de casa trabalhando, e quando chegam, ainda precisam lidar com suas demandas. 

Além disso, todos os dias recursos são criados, o que exige investimento para adquiri-los, bem como  conhecimento para utilizá-los. 

Outro desafio está relacionado com a cultura interna da empresa. No mercado de provedores é muito comum que os técnicos aprendam o que sabem na prática. Ou seja, há pouca teoria nesse setor. No entanto, quando o assunto é mercado e comportamento do consumidor, o conteúdo teórico é fundamental. 

Empresas que não têm uma forte cultura de aprendizado contínuo tendem a enfrentar mais resistência quando o assunto é colocado em discussão.

Como criar uma cultura de aprendizado contínuo e inovação

Para que o aprendizado contínuo seja parte da cultura da empresa e todos permaneçam em constante evolução, é preciso adotar algumas medidas. As empresas precisam criar esse ambiente e existem diversas maneiras de fazer isso. Veja algumas delas a seguir.

Organize treinamentos técnicos

A evolução técnica também deve ser mantida sempre. Até mesmo os profissionais mais experientes têm o que aprender e conseguem evoluir. A empresa pode oferecer treinamentos que atendam as necessidades de todos os grupos. 

Por exemplo, os profissionais mais seniores e especialistas podem dar treinamento para quem acabou de chegar ou técnicos com conhecimento intermediário. Para desenvolver os profissionais que já têm conhecimentos avançados, a empresa pode contratar especialistas externos, investir em programas de mentoria, entre outros.

Incentive o time a compartilhar conhecimento

A internet é o principal serviço do provedor e deve ser utilizado para promover o conhecimento dos times. Hoje em dia, há muita informação disponível gratuitamente na internet, seja por meio de blogs, e-books, podcasts, vídeos, e-mail marketing etc.

Todo esse conteúdo pode ser compartilhado entre os profissionais da empresa, por meio da criação de uma comunidade com esse fim. A comunidade pode ser um grupo no aplicativo de comunicação da empresa ou em um ambiente em que todos têm acesso. A ideia é que todos compartilhem todo e qualquer tipo de conteúdo relevante e contribua com o aprendizado

Buscar formatos de ensino interessantes

O método de ensino tradicional como conhecemos nas escolas não é motivador. Pelo contrário, até afasta muitos alunos e faz com que as pessoas, depois de adultas, não tenham interesse em estudar em escolas de ensino técnico. É preciso romper com essa barreira e oferecer um modelo mais interessante, capaz de estimular o profissional a participar das aulas.

Existem muitos modelos que envolvem conceitos lúdicos, gamificação e outros recursos que envolvem o aluno no aprendizado. Por meio desses novos modelos, é mais fácil conquistar o profissional e fazer com que ele tenha interesse em estudar. 

Adote um sistema de avaliação

É preciso avaliar o aprendizado e ter certeza de que ele está sendo efetivo. Por isso, o provedor deve adotar um sistema de avaliação para entender se o modelo de aprendizado está promovendo resultados.

Existem diversas possibilidades, mas deve-se evitar aqueles que possam causar algum tipo de desconforto. Afinal, a ideia é aproveitar ao máximo o que foi aprendido e não constranger ninguém. Com um bom sistema de avaliação, também é possível identificar aqueles que apresentam maior dificuldade em aprender.

Resultados esperados do aprendizado contínuo

Espera-se que com o aprendizado contínuo, os profissionais consigam se desenvolver e evoluir os conhecimentos técnicos. A empresa conseguirá melhorar na entrega do serviço, atendendo os clientes com mais qualidade. Consequentemente vão atrair mais clientes e alcançar um mercado maior, tornando-se mais competitivos e os diferenciando entre outros provedores. 

Empresas que investem em conhecimento estão sempre à frente, criando novos produtos e entregando tecnologias de ponta, além de se tornarem referências nos mercados em que atuam. 

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