4 tendências para provedores em 2015 que desejam crescer

 

Os provedores que possuem até 50 mil assinantes, caracterizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como de pequeno porte, estão sendo os responsáveis por uma revolução no acesso à internet – principalmente no interior do país, onde as grandes operadoras não chegam, conforme destacamos neste post. Em 2013, esse nicho cresceu 18% e, em 2014, 20%, segundo a Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet informou ao Diário Catarinense. Os provedores em 2015 deverão dar continuidade ao oferecimento de internet de qualidade a um preço competitivo e dar sequência ao crescimento? Conheça as projeções e tendências em telecomunicações propostas pela Cianet para este novo ano:

POF

Você conhece o significado da sigla POF? Ela quer dizer plastic optic fiber – fibra óptica plástica, em tradução literal. Esse aparato surge como boa opção aos provedores em 2015, principalmente na ligação de curtas distâncias, como em condomínios. Até o momento, a fibra óptica plástica vem sendo mais utilizada em setores diversos, a exemplo do automotivo – em razão da possibilidade de utilizar tal estrutura em ambientes com temperaturas que oscilam entre -20 e +85ºC.

Diversificação dos modelos de negócio

Os provedores em 2015 deverão buscar a variedade nas fontes de receita. Afinal, o próprio consumidor pede diversificação dos serviços disponíveis. Pensando nessa demanda, apontamos duas possibilidades: streaming (como o serviço de conteúdos online VoD ) e IPTV (TV via protocolo de internet).

No primeiro caso, trazemos como exemplo de inovação nos modelos de negócio o caso de uma operadora de TV paga dos Estados Unidos que lançou um serviço OTT independente da plataforma tradicional, conforme noticiou o portal Tela Viva. A funcionalidade tem como diferencial o fato de não exigir uma assinatura do serviço de TV tradicional. O serviço OTT Sling TV custa U$ 20 e possibilita a programação linear de variados canais em plataformas como Amazon Fire TV, Google Nexus Player, Roku, TVs conectadas e em dispositivos móveis por meio de aplicativos.

Já sobre o IPTV, trata-se de um método moderno de transmissão dos sinais televisivos. Muitas empresas de telecomunicação buscam constantemente mais informações sobre esse modelo, a fim de se tornarem definitivamente triple players, ou seja, provedoras de telefonia, internet e televisão, assim como já são muitas das operadoras de TV a cabo. Veja neste post se o seu negócio está pronto para oferecer as funcionalidades do IPTV.

Melhoria da infraestrutura de rede em condições adversas

Conforme abordamos acima, pequenos provedores assumem papel protagonista em algumas regiões periféricas do país. Em cidades com menos de 50 mil habitantes (maioria no interior), os provedores locais abocanham hoje entre 30% e 50% do mercado, segundo a Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet. Para otimizar esse cenário, as pequenas e médias operadoras podem investir na melhoria da infraestrutura de rede em condições adversas. O conector pré-polido também melhora a ativação de novos clientes.

Profissionalização de pequenos provedores

No Brasil, há cerca de quatro mil provedores de internet – os pequenos e médios já caracterizam-se como os maiores compradores de fibra óptica no país. No entanto, a profissionalização desse tipo de negócio deve abranger outros aspectos, incusive os gerenciais: atração de prospects, vendas, etc. Batalhar pela fidelização dos clientes deve ser a tendência para os provedores em 2015.

Qual é o seu palpite para o próximo ano? Possui alguma dúvida? Compartilhe conosco o seu relato pelos comentários abaixo.