4 dicas para uma operadora de telecom ser mais competitiva

O último estudo de abrangência da banda larga fixa no Brasil aponta que, atualmente, cerca de 23 milhões de pessoas possuem acesso a esse serviço no país (de acordo com a Anatel). Desses, cerca de 20 milhões são realizados via grandes operadoras, restando às pequenas uma fatia de 3 milhões de acessos. O mesmo cenário se apresenta com os serviços de telefonia e TV por assinatura. Isso quer dizer que a competição no Brasil ainda é bastante injusta e que é preciso mudar essa situação. Algumas ações podem partir dos próprios provedores.

Abaixo, listamos quatro dicas para uma operadora de telecom ser mais competitiva:

Personalização dos serviços

Na corrida por uma fatia do mercado, os pequenos provedores já estão caminhando no sentido da personalização de seus serviços, com um negócio único, atendimento face a face, com uma dinâmica diferente das grandes operadoras. Buscar essa customização para os clientes é um quesito extremamente importante, já que nos grandes players a personalização é quase nula.

Investir em tecnologias mais avançadas

Nesse quesito, não há saída. É preciso investir em uma tecnologia que agregue qualidade e velocidade ao cliente. A fibra óptica é uma ótima opção na questão custo-benefício, principalmente porque pode agregar um número cada vez maior de ofertas de serviço, como TV on demand, ​aplicativos, segurança e muitos outros. Não há como competir sem qualidade do serviço.

Buscar apoio governamental

Fazer parte de um grupo de provedores que busca pressionar o governo para criar mais programas que incentivem a competição entre empresas de telecom pode ser bastante útil. Afinal, o governo tem consciência desta necessidade, mas pouco tem feito para auxiliar a pequena operadora de telecom. É necessário chamar a atenção para essa demanda e mudar o cenário brasileiro do segmento.

Oferecer suporte e serviço diferenciado

Ter uma equipe sempre pronta para atender os consumidores é extremamente importante. Em 2013, as reclamações contra serviços de telecomunicações na Anatel cresceram 31,11%. Sinal de que o bom atendimento e serviços de qualidade ainda são dois fatores essenciais para se diferenciar em um mercado tão competitivo.

 

E você, o que tem feito para que seu provedor drible a concorrência do mercado? Conte nos comentários abaixo.