3 dicas para operar máquina de fusão em seu provedor

 

No canal do Youtube Fala Cianet, produzimos uma série de vídeos com tutoriais sobre os mais diversos procedimentos comuns aos técnicos de operadoras. Em um deles, explicamos como operar máquina de fusão de fibra óptica.

Conforme destacado no material, as ferramentas necessárias para execução do procedimento, costumeiro em provedores que utilizam a tecnologia, são as seguintes: clivador, máquina de fusão, soprador, álcool isopropílico, tubete para proteção de emenda, fibra de algodão, fibra óptica e alicate decapador. Neste post, queremos dar algumas dicas específicas de como fundir esse filamento da melhor maneira.

Primeiramente, é válido destacar as principais partes de operar máquina de fusão. Vamos a eles:

  • Retire o revestimento primário da fibra com o alicate decapador.
  • Limpe a fibra com algodão e álcool isopropílico.
  • Faça a clivagem da fibra.
  • Acomode a fibra na máquina de fusão.
  • Não ultrapasse a linha imaginária dos eletrodos.
  • Insira a outra fibra no tubete.
  • Repita os procedimentos: decapar, limpar, clivar.

Com as fibras já acomodadas, feche a tampa da máquina de fusão. Ao fazer isso, o processo de fusão começará automaticamente (desde que a máquina esteja configurada para essa função). Abra novamente a tampa e coloque o tubete sobre a emenda (neste momento tome cuidado para não tocar/sujar o trecho da fibra que está sem o revestimento primário). Em seguida, aloque a emenda no forno de aquecimento. Atenção: a luz acesa da máquina indicará que o forno estará ligado a partir de uma iluminação indicativa. Após um minuto, coloque a emenda na câmara de resfriamento. Retire e está feita a fusão da fibra óptica.

Para aprimorar ainda mais a operação, atente a estas três recomendações:

1.    É fundamental que sejam retiradas todas as impurezas da fibra óptica antes de operar máquina de fusão. Não deixe de utilizar o álcool isopropílico nessa etapa e jamais sopre com a boca, pois a fibra deve estar imune à umidade. Para isso, tenha disponível um soprador específico;

2.    Chegado o momento de clivagem. Passe a fibra do outro lado, de modo que o filamento ultrapasse a pequena bobina (ímã). Ao inserir na fusão, coloque a fibra bem próxima do eletrodo, mas não deixe ir além da linha imaginária destacada na máquina de fusão;

3.    É importante deixar a fibra solta dentro do vão do equipamento para que os “carrinhos” possam movimentar-se mais livremente no momento do alinhamento do núcleo da fibra, instantes antes da fusão.

Você possui alguma outra dúvida sobre como operar máquina de fusão? O que achou das nossas dicas? Compartilhe seu relato conosco pelos comentários.