Como funciona a internet?

Falamos muito aqui sobre tráfego de dados, links, fibra óptica, FTTx, etc. Todos esses conceitos estão ligados à internet. Para que tudo seja entendido, é necessário entender como se dá o funcionamento da internet, passo a  passo. Por isso, esse post constrói uma ideia de como funciona a internet.

Quando estamos conectados, aparentemente parece que nós estamos ligados a todo um conjunto de informações, imagens, dados, vídeos etc., diretamente, certo? Acontece que não é tão simples assim. Ao mesmo tempo em que você está conectado, outras bilhões de pessoas também estão conectadas a bilhões de outras coisas. E isso tudo acontece na base do acordo, que é como funciona a internet: todos precisam concordar em seguir as mesmas regras.

Por exemplo: se você liga dois computadores, você tem uma rede (network). Se um amigo seu conecta outros dois computadores, ele tem outra rede (network). Se vocês concordam em funcionar sob as mesmas regras, vocês podem conectar ambas as redes. Duas networks conectadas é igual a uma internetwork, ou internet. As regras são chamadas de protocolo internet. E, entrando em acordos, várias internets são formadas, até que todo o planeta esteja conectado. A internet é, portanto, uma rede de redes compartilhadas.

Quando você envia uma mensagem (imagem, vídeo, áudio, texto, etc.) do seu dispositivo para outro, essa mensagem é compactada em várias partes, chamadas pacotes de dados, com informações. Cada um desses pacotes toma um caminho diferente para chegar no seu destino. Por conta do protocolo, o dispositivo que recebe a mensagem sabe como juntar tudo de novo e formar a mensagem original.

 Assim, por existirem muitos caminhos pelos quais as mensagens podem chegar, dizemos que os pontos fortes da internet são a descentralização e a não existência, assim, de um único ponto crítico. Se um caminho fica sobrecarregado ou indisponível, os dados simplesmente seguem por outro.

Mas como as mensagens vão de uma rede para outra, ou seja, de dispositivos localizados em provedores diferentes? Nesse caso, como funciona a internet? Algumas companhias fazem ligações privadas entre si, mas o mais comum atualmente é que as mensagens trafeguem entre plataformas compartilhadas de serviço, chamadas de pontos de troca de tráfego (PTTs), onde várias empresas diferentes podem interligar-se e compartilhar suas tecnologias. Qualquer empresa, como provedores, redes sociais, empresas de comunicação, telecom, etc., podem se conectar nesses pontos e se beneficiar da troca de tráfego, além de reduzir custos e ter um tráfego mais rápido.

Tradicionalmente, os provedores de internet têm vendido a passagem pelas suas redes uns para os outros. Mas essa compra e venda pode gerar mais problemas do que benefícios. Portanto, muitos já estão concordando em compartilhar livremente suas cargas, tornando o tráfego mais fluido. Os provedores podem ter uma única ligação física com a plataforma e ainda assim trocar tráfego com muitos participantes. Essa forma de atuação é chamada de troca de tráfego e os participantes fazem acordos entre si, buscando benefícios mútuos.

 A internet é aberta, descentralizada e totalmente neutra. Ela se autorregula e por isso que funciona tão bem. Ao concordar em cooperar, todos nós fazemos a internet acontecer. E é essa a forma como funciona a internet.

 Post baseado no vídeo abaixo, promovido pela associação de PTTs EuroIX: